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VXY Mogiana em MG
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Engenhoca
Juturnaíba
Poço da Anta
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
JUTURNAÍBA
Município de Silva Jardim, RJ
Linha do Litoral - km 141,882 (1960)   RJ-2297
Altitude: 10 m   Inauguração: n/d
Uso atual: depósito (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Juturnaíba deve ter sido inaugurada nos anos 1880.

"Estive recentemente na estação de Juturnaíba. Os únicos meios de se alcançar a estação são de carro ou a pé. Não há mais transporte coletivo para o lugarejo. Contei com os serviços de um táxi para poder chegar até lá. A estrada é feita de barro batido e a paisagem na sua quase totalidade é formada por pastagens (...) Chegando ao centro do povoado após 12 kms de estrada, lá está a velha estação de 'Juturnahyba' às margens da represa de mesmo nome. A primeira constatação que se faz é que não há trilhos. Pelo menos os últimos 2 km do caminho pertenciam ao velho leito. Depois de algumas pesquisas conclui-se que essa retificação foi feita em meados dos anos 1960. Através do Google Maps é possível observar que o velho traçado foi invadido em alguns pontos pelas águas da represa de Juturnaíba. Como curiosidade, esta represa teve seu enchimento entre 1982 e 1984 e é responsável pelo abastecimento de água da Região dos Lagos. A velha estação, apesar de mal conservada, continua de pé e ao que parece servindo de depósito à população local" (Cleiton Pieruccini, 29/10/2009).

Em 2016, o prédio continuava servindo como depósito.
ACIMA: na foto do satélite, a linha em vermelho refere-se ao traçado original e a em amarelo à retificação (Foto Google Maps; composição Cleiton Pieruccini, 2009).

(Fontes: Alex Medeiros; Cleiton Pieruccini; Wanderley Duck; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação em 2004. Foto cedida por Wanderley Duck

A estação em 2009. A represa está bem ao lado e não há trilhos. Foto Cleiton Pieruccini

A estação em 2016. Foto Alex Medeiros
 
     
Atualização: 20.01.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.