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E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JUTURNAÍBA
Município de Silva Jardim, RJ |
Linha do Litoral - km 141,882 (1960) |
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RJ-2297 |
Altitude: 10 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: depósito (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,
foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Juturnaíba
deve ter sido inaugurada nos anos 1880.
"Estive recentemente na estação de Juturnaíba. Os únicos
meios de se alcançar a estação são de carro ou a pé. Não
há mais transporte coletivo para o lugarejo. Contei com os serviços
de um táxi para poder chegar até lá. A estrada é feita de barro
batido e a paisagem na sua quase totalidade é formada por pastagens
(...) Chegando ao centro do povoado após 12
kms de estrada, lá está a velha estação
de 'Juturnahyba' às margens da represa de mesmo nome. A primeira
constatação que se faz é que não há trilhos. Pelo menos os últimos
2 km do caminho pertenciam ao velho leito. Depois de algumas pesquisas
conclui-se que essa retificação foi feita em meados dos anos 1960.
Através do Google Maps é possível observar que o velho traçado foi
invadido em alguns pontos pelas águas da represa de Juturnaíba.
Como curiosidade, esta represa teve seu enchimento entre 1982 e
1984 e é responsável pelo abastecimento de água da Região dos Lagos.
A velha estação, apesar de mal conservada, continua de pé e ao que
parece servindo de depósito à população local" (Cleiton
Pieruccini, 29/10/2009).
Em 2016, o prédio continuava servindo como depósito.
ACIMA:
na foto do satélite, a linha em vermelho refere-se ao traçado
original e a em amarelo à retificação (Foto Google Maps; composição
Cleiton Pieruccini, 2009).
(Fontes: Alex Medeiros; Cleiton Pieruccini;
Wanderley Duck; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina
Railway, 1938; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação em 2004. Foto cedida por Wanderley Duck |
A estação em 2009. A represa está bem ao
lado e não há trilhos. Foto Cleiton Pieruccini |
A estação em 2016. Foto Alex Medeiros |
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Atualização:
20.01.2017
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