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E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1996) |
POÇO DA ANTA
Município de Silva Jardim, RJ |
Linha do Litoral - km 151,640 (1960) |
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RJ-4211 |
Altitude: 12 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,
foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Poço da Anta não tem data de inauguração
conhecida por mim. "Quanto a estação de Poço da Anta, as únicas
informações que tenho é que, se ainda estiver de pé, encontra-se dentro
da reserva ambiental de mesmo nome e para alcança-la somente com autorização
do IBAMA" (Cleiton Pieruccini, 29/10/2009). Na verdade,
segundo o Sr. José, ferroviário aposentado, a estação original foi
demolida para dar lugar a um prédio mais moderno, pois a antiga se
encontrava extremamente deteriorada. Nessa mesma época a parada Engenhoca
passou de parada bem simples a estação, sendo construído um prédio
de linhas compatíveis com à época. Diz ele que isto ocorreu entre
o final de 1968 e 1972, época em que a linha nessa região foi remodelada,
o que justificava a construção de novos prédios para as estações.
(Fontes: Cleiton Pieruccini; Guia Geral das Ferrovias
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
21.11.2013
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