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E. F. Leopoldina
(n/d-c.1960)
RFFSA (1975-1996) |
MARANHÃO
Município de Campos de Goitacazes,
RJ |
Linha do Litoral - km 324,423 (1960) |
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RJ-4764 |
Altitude: 24 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: O Posto Telegráfico de Maranhão já existia em 1930 (cf. Guia Levi, jan/1930)
Ainda segundo os Guias Levi, em 1955 ele ainda existia; em 1957, já não mais. Porém, no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960, ele ainda era listado.
(Fontes: Eduardo P. Moreira; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico
da Leopoldina Railway, 1938; Guias Levi, 1930-60; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960 |
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Atualização:
17.08.2019
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