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VXY Mogiana em MG
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Maranhão
Abadia
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Leopoldina (n/d-c.1960)
RFFSA (1975-1996)
ABADIA
Município de Campos de Goitacazes, RJ
Linha do Litoral - km 329,715 (1960)   RJ-4765
Altitude: 27 m   Inauguração: n/d
Uso atual: demolido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: O Posto Telegráfico do Quilômetro 13 já existia em 1930 (cf. Guia Levi, jan/1930). Em 1936, seu nome já era Abadia.

Ainda segundo os Guias Levi, em 1955 ele ainda existia; em 1957, já não mais. Porém, no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960, ele ainda era listado.

Em 2019, sobrava apenas uma plataforma ao lado da linha, esta já sem tráfego nenhum.

(Fontes: Eduardo P. Moreira; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Guias Levi, 1930-60; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960
     

A plataforma da parada de Abadia em fevereiro de 2019. Foto Cleverson Junior
     
Atualização: 23.08.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.