|
|
E. F. Carangola
(1878-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MORRO
DO COCO
(antiga VILA NOVA)
Município de Campos, RJ |
Linha do Litoral - km 356,133 (1960) |
|
RJ-1673 |
Altitude: 46 m |
|
Inauguração: 22.04.1878 |
Uso atual: Associação de moradores
(2019) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,
foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Vila Nova foi aberta pela E. F. Carangola em 1878.
Em 1890 foi absorvida com a ferrovia pela Leopoldina. Nos anos 1940
teve o nome alterado para Morro do Côco. Na verdade,
em 2007, Morro do Côco e Vila Nova eram localidades
distintas, tanto assim que eram servidas por diferentes linhas de
vans.
A estação fica na Vila Nova, e em 2019 era a sede da
associação de moradores do lugar. O prédio estava bastante descaracterizada. Quanto à linha, que em 2007 estava ainda com tráfego de trens, com a cessação destes serviços, o mato cobriu tudo.
(Fontes: Carlos Latuff; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
Estação de Morro do Coco, em 21/07/2007. Foto
Carlos Latuff |
Estação de Morro do Coco, em 21/07/2007. Foto
Carlos Latuff |
Estação de Morro do Coco, em 21/07/2007. Foto
Carlos Latuff |
Estação de Morro do Coco, em 21/07/2007. Foto
Carlos Latuff |
A estação em 02/2019. Foto Cleverson Junior |
|
|
|
|
|
Atualização:
28.07.2019
|
|