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E. F. Carangola
(1878-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CONSELHEIRO
JOSINO
(antiga PENHA)
Município de Campos, RJ |
Linha do Litoral - km 346,082 (1960) |
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RJ-1675 |
Altitude: 27 m |
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Inauguração: 21.02.1878 |
Uso atual: Alcoólicos Anônimos
(2007) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,
foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Penha foi aberta pela E. F. Carangola em 1878.
Em 1890 foi absorvida com a ferrovia pela Leopoldina. Em 1892, o nome foi alterado para Conselheiro Josino (ver caixa abaixo, de 1892).
Nesta estação atualmente (2007) funciona um grupo de Alcóolicos Anônimos.
Próximo a ela, um acampamento de ciganos, muito comuns nessa parte
do Estado.
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1892
AO LADO: Mudança de nomes de estações da Leopoldina, entre as quais a de Penha, que passou a se chamar Conselheiro Josino
(O Estado de S. Paulo,
20/09/1892). |
ACIMA: O bairro rural de Conselheiro Josino
tinha sua celebridade em 1922 (ano em que o anúncio foi publicado):
este morador - Joaquim Nunes Henriques - afirma ter sido curado com
o depurativo da cidade ali do lado, São João da Barra
(Revista da Semana, 30/9/1922).
1924
AO LADO: As fortes chuvas do verão deste ano inundaram
vários trechos da Leopoldina, inclusive a estação
de Conselheiro Josino, que, ao contrário do que está
na notícia, jamais pertenceu à linha que ligava
Campos a Miracema. (O Estado de S. Paulo, 12/2/1924).
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(Fontes: Carlos Latuff; O Estado de S. Paulo,
1924; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway,
1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do
Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-80) |
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A estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff |
Desenho em bico de pena da estação em 21/07/2007.
Por Carlos Latuff |
A estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff |
A estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff |
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Atualização:
17.09.2020
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