|
|
C. F. C. Niteroiense
(1880 -1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RIO
BONITO
Município de Rio Bonito, RJ |
Linha do Litoral - km 104,830 (1960) |
|
RJ-1931 |
Altitude: 51 m |
|
Inauguração: 18.08.1880 |
Uso atual: abandonada e incendiada (2011) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,
foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Rio Bonito foi entregue em 1880, pela Cia. Ferro Carril
Niteroiense, comprada depois pela E. F. Cantagalo, esta pela E. F.
Macaé a Campos e finalmente absorvida pela E. F. Leopoldina,
em 1887.
A estação era ponto de partida também
da E. F. Rio Bonito a Juturnaíba, ferrovia inaugurada
em 8 de janeiro de 1882, mas somente num trecho de 8,5 quilômetros
até Posse, localidade não exatamente localizada
(de acordo com os guias, a estação ou parada seguinte
da atual linha do Litoral, Sambé, ficava a 9,8
quilômetros de Rio Bonito).
O prédio da estação hoje
existente não é a mesmo que aparece nas fotos abaixo,
que possivelmente são dos anos 1960. As fotos mais recentes
mostram uma estação bem diferente daquela.
"Entrei
na cidade de Rio Bonito e fui em direção à ferrovia, achei, comecei
a seguir, dei duas voltas e não achei nada parecido com uma estação.
Aí parei perto de dois senhores idosos que conversavam na calçada
- essa gente sabe de tudo - e perguntei pela estação. Ele me mostrou
um rodoviária e me disse que ficava ao lado, que havia virado uma
loja de artesanato, lamentou o fim dos trens de passageiros, disse
que o governo não devia ter feito isso, que desempregou muita gente e reclamou
que hoje só sobrou o barulho dos cargueiros em frente à casa dele.
Parei o carro e fui a pé procurar a estação. Sabia que tinha achado
pela caixa de água de ferro, que parece que furou, pois colocaram
uma de plástico em cima dela.E ai vi a estação por fora. Deve ser
nova, pois me pareceu meio incompatível com a caixa de água de ferro.
As paredes são de tijolinho, que foram pintados de verde por fora
e de tijolo para a linha" (Eliezer Magliano, 17/06/2005).
"A estação está sem movimento e trens da FCA já há
algum tempo, se encontra fechada e sem uso. Até 2007 funcionou
ali um centro de artesanato" (Cleiton Pieruccini, 18/9/2009).
Em 22 de fevereiro de 2011, a estação sofreu um incêndio,
pouco depois de ter sido adquirida pela Prefeitura (Ver caixa abaixo). Coincidência?
ACIMA: Incêndio na estação, no
dia 22 de fevereiro de 2011, ocorreu apenas alguns dias depois de
a Prefeitura da cidade haver adquirido o imóvel da União
(Foto Flávio de Azevedo).
(Fontes: Julio Cesar da Silva; Cleiton Pieruccini,
2009; Eliezer Magliano, 2005; Marcelo Cardozo; Carlos Latuff; Edmundo
Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro
Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1979;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Rio Bonito, lado da plataforma, provavelmente
anos 1960. Acervo Marcelo Cardozo |
A estação de Rio Bonito, provavelmente anos 1960.
Acervo Marcelo Cardozo |
A estação de Rio Bonito, lado da fachada, com
a linha do lado esquerdo da foto, provavelmente anos 1960. Acervo
Marcelo Cardozo |
A estação em 2002. Foto Carlos Latuff |
|
Acima, a estação. À esquerda, a caixa d'água.
Fotos Eliezer Magliano em 16/06/2005 |
A estação. Foto Eliezer Magliano em 16/06/2005
|
A estação, vista pelo outro lado. Foto Eliezer
Magliano em 16/06/2005 |
A estação em 10/2009. Foto Julio Cesar da Silva |
|
|
|
|
Atualização:
15.05.2022
|
|