A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Rio dos Índios
Rio Bonito
Sambé
...

...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1996
...
 
C. F. C. Niteroiense (1880 -1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
RIO BONITO
Município de Rio Bonito, RJ
Linha do Litoral - km 104,830 (1960)   RJ-1931
Altitude: 51 m   Inauguração: 18.08.1880
Uso atual: abandonada e incendiada (2011)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Rio Bonito foi entregue em 1880, pela Cia. Ferro Carril Niteroiense, comprada depois pela E. F. Cantagalo, esta pela E. F. Macaé a Campos e finalmente absorvida pela E. F. Leopoldina, em 1887.

A estação era ponto de partida também da E. F. Rio Bonito a Juturnaíba, ferrovia inaugurada em 8 de janeiro de 1882, mas somente num trecho de 8,5 quilômetros até Posse, localidade não exatamente localizada (de acordo com os guias, a estação ou parada seguinte da atual linha do Litoral, Sambé, ficava a 9,8 quilômetros de Rio Bonito).

O prédio da estação hoje existente não é a mesmo que aparece nas fotos abaixo, que possivelmente são dos anos 1960. As fotos mais recentes mostram uma estação bem diferente daquela.

"Entrei na cidade de Rio Bonito e fui em direção à ferrovia, achei, comecei a seguir, dei duas voltas e não achei nada parecido com uma estação. Aí parei perto de dois senhores idosos que conversavam na calçada - essa gente sabe de tudo - e perguntei pela estação. Ele me mostrou um rodoviária e me disse que ficava ao lado, que havia virado uma loja de artesanato, lamentou o fim dos trens de passageiros, disse que o governo não devia ter feito isso, que desempregou muita gente e reclamou que hoje só sobrou o barulho dos cargueiros em frente à casa dele. Parei o carro e fui a pé procurar a estação. Sabia que tinha achado pela caixa de água de ferro, que parece que furou, pois colocaram uma de plástico em cima dela.E ai vi a estação por fora. Deve ser nova, pois me pareceu meio incompatível com a caixa de água de ferro. As paredes são de tijolinho, que foram pintados de verde por fora e de tijolo para a linha" (Eliezer Magliano, 17/06/2005).

"A estação está sem movimento e trens da FCA já há algum tempo, se encontra fechada e sem uso. Até 2007 funcionou ali um centro de artesanato" (Cleiton Pieruccini, 18/9/2009).


Em 22 de fevereiro de 2011, a estação sofreu um incêndio, pouco depois de ter sido adquirida pela Prefeitura (Ver caixa abaixo). Coincidência?


ACIMA: Incêndio na estação, no dia 22 de fevereiro de 2011, ocorreu apenas alguns dias depois de a Prefeitura da cidade haver adquirido o imóvel da União (Foto Flávio de Azevedo).

(Fontes: Julio Cesar da Silva; Cleiton Pieruccini, 2009; Eliezer Magliano, 2005; Marcelo Cardozo; Carlos Latuff; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1979; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação de Rio Bonito, lado da plataforma, provavelmente anos 1960. Acervo Marcelo Cardozo

A estação de Rio Bonito, provavelmente anos 1960. Acervo Marcelo Cardozo

A estação de Rio Bonito, lado da fachada, com a linha do lado esquerdo da foto, provavelmente anos 1960. Acervo Marcelo Cardozo

A estação em 2002. Foto Carlos Latuff

Acima, a estação. À esquerda, a caixa d'água. Fotos Eliezer Magliano em 16/06/2005

A estação. Foto Eliezer Magliano em 16/06/2005

A estação, vista pelo outro lado. Foto Eliezer Magliano em 16/06/2005

A estação em 10/2009. Foto Julio Cesar da Silva
     
Atualização: 15.05.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.