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E. F. Leopoldina
(1882-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SAMBÉ
Município de Rio Bonito, RJ |
Linha do Litoral - km 114,667 (1960) |
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RJ-3961 |
Altitude: 45 m |
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Inauguração: 12 01 1882 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,
foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Sambé - uma parada, de acordo com o Guia Geral das
Estradas de Ferro de 1960 - foi inaugurada em um trecho entre Rio Bonito e Posse de 8,5 km, no ano de 1882. Na época, o trecho era da extinta E. F. Rio Bonito a Juturnahyba. Posse é o nome da área onde estava a fazenda Sambé e sua estação, localizada a 8,5 km da cidade de Rio Bonito.
Já foi demolida, de acordo com informação
de Jorge Pedra, em outubro de 2007.
ACIMA: A estação aparece praticamente no centro do mapa de 2020, no cruzamento da ferrovia com uma estrada de rodagem - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR (Mapa do Banco de Estudos Geográfico do Exército).
(Fontes: André Simplicio de Carvalho; Jorge Pedra; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Helio Rodrigues Suêvo: A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro", p. 62; Banco de Estudos Geograficos do Exercito) |
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Plataforma da estação, em abril de 2017. Foto
Eduardo P. Moreira |
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Atualização:
08.06.2020
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