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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Casimiro de Abreu
Rio Dourado
Rocha Leão
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
RIO DOURADO
Município de Casimiro de Abreu, RJ
Linha do Litoral - km 183,920 (1960)   RJ-1930
Altitude: 15 m   Inauguração: n/d
Uso atual: abandonada (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: Não consegui a data de inauguração da estação de Rio Dourado.

Pegando a estrada para Rio das Ostras, a 2 km da BR-101 está o lugarejo de Rio Dourado.

A estaçãozinha estava em 2009 em estado lamentável, apesar de na porta dos fundos haver uma placa "Biblioteca Municipal Farias Brito" (Eliezer Magliano, 17/06/2005). A situação continuava igual em 2010, mas a Prefeitura de Casemiro de Abreu afirmava que ela seria reformada brevemente.

Em 2019 estava abandonada e em péssimo estado. Em 2023, seu pátio já não tinha os trilhos, nem da via permanente nem dos desvios. A caixa d'água ainda estava ali, bem como a estação, que continuava em mau estado.

(Fontes: Hugo Caramuru; Fabiana Florencio; Eliezer Magliano, 2005; Sydney Correa, 2009; Edson Vander Teixeira, 2023, Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A caixa d'água da estação, em 17/06/2005. Foto Eliezer Magliano

A estação, em 17/06/2005. Foto Eliezer Magliano

A estação, em 17/06/2005. Foto Eliezer Magliano

A estação, em 17/06/2005. Foto Eliezer Magliano

A estação em 6/2009. Foto Sydney Correa

A estação, foto de Hugo Caramuru, sem data

A estação de Rio Dourado em 08/2019. FB/Movimento ferrovia viva nucleo de Casimiro de Abreu
   
     
Atualização: 07.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.