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E. F. do Rio Bonito
(c.1880-c.1890)
E. F. Leopoldina (c.1890-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CASIMIRO
DE ABREU
(antiga INDAIASSU)
Município de Casimiro de Abreu, RJ |
Linha do Litoral - km 168,048 (1960) |
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RJ-1918 |
Altitude: 17 m |
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Inauguração: c.1880 |
Uso atual: aparentemente fechada e cercada por tapumes (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1924? |
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HISTORICO DA LINHA:
O que mais tarde foi chamada
"linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas
diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina
até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio
Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense,
constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos.
Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez,
havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874
e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído
pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada
pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina.
O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito
Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu
uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao
norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e
é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular
os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: O prédio
atual da estação de Casimiro de Abreu consta
(no Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960) como tendo
sido aberto em 1924 (possivelmente este sendo o ano da construção
do prédio atual da estação), mas a estação
é certamente mais antiga.
Em 1889 a estação já existia (ver carimbo postal
abaixo), chamava-se Indayassu e servia à E. F. do Rio
Bonito, já então de propriedade da Leopoldina, mas ainda
mantendo o nome. A localidade de Indaiassu sempre foi ali,
onde foi construída a estação.
Houve, segundo a narrativa do IBGE, uma série de alterações
de nomes do município e dos dois distritos que o compunham
entre Barra de São João e Indaiassu até
1925, data em que o distrito de Indaiassu e a estação
passaram a se chamar Casimiro de Abreu; depois, em 1938, o
município em si, que se chamava então Barra de São
João tendo Casimiro de Abreu como um de seus dois
distritos, passou a ser o deste último, Casimiro de Abreu.
Muito confuso...
O prédio da estação funcionava como museu do
município em 2016. Em 2022 continuava em bom estado e aparentemente seu uso ainda era o mesmo.
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1889
À
ESQUERDA: Carimbo postal da estação de Indayassú,
pertencente ao município de Barra do São João, no Estado do
Rio, em 1889. É um carimbo do final do Império (11/4/1889),
sobre um selo da mesma época. Interessante notar que na parte
inferior do mesmo temos a grafia - RAMAL do RIO BONITO. Essa
estação é a atual Cassimiro de Abreu. Permutava malas diariamente
com a Administração Federal. As malas saiam de Indayassú pela
E. F. Leopoldina - Ramal do Litoral - até Maruí; daí, pelas
barcas até o Rio de Janeiro. (Márcio Protzner, 23/4/2009). |
ACIMA: Neste mapa de 1892, a estação
de Indayassú, à esquerda (Fonte desconhecida).
ACIMA: A estação de Indaiassu (no
fundo à esquerda) em 1922 (O Malho, 3/9/1922).
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1962
À ESQUERDA: Quem
foi Casimiro de Abreu (Folha de S. Paulo, 18/10/1962). |
ACIMA: Estação,
pátio e passagem de nível em Casimiro de Abreu (Foto
Carlos Roberto de Almeida, 25/7/2011).
ACIMA: A estação estava cercada por tapume metálico em 2022, mas o nome do museu continuava exposto em uma de suas paredes. Pode estar fechada (Foto Renato R. Cabral Ramos em 3/8/2022
).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Camila Garcia; Coaraci Camargo; Sydney Correa; Eliezer
Magliano; Márcio Protzner; Revista da Semana, 1906; Folha de
S. Paulo, 1962; O Malho, 1922; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; http://biblioteca.ibge.gov.br, entrada em 23/4/2009;
www.riodasostras.com.br) |
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A estação de Indaiassu em 1906. Revista da Semana,
18/2/1906 |
A estação e a loco U12C da RFFSA, talvez anos
1980. Acervo Camila Garcia |
A estação de Casimiro de Abreu, em 13/12/1996.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Casimiro de Abreu, em 13/12/1996.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Carro dormitório em Casimiro de Abreu, em 13/12/1996.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 16/06/2005. Foto Eliezer Magliano
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A estação em 16/06/2005. Foto Eliezer Magliano
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A estação em 16/06/2005. Foto Eliezer Magliano
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A estação em 6/2009. Foto Sydney Correa |
A estação em 9/11/2016. Foto Coaraci Camargo |
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Atualização:
29.11.2022
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