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E. F. Leopoldina
(1886-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SILVA
JARDIM (antiga CAPIVARI)
Município de Silva Jardim, RJ |
Linha do Litoral - km 131,494 (1960) |
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RJ-1926 |
Altitude: 14 m |
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Inauguração: 19.10.1886 |
Uso atual: em pé (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,
foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Silva Jardim foi entregue com um prédio provisório
em outubro de 1886, pela E. F. Cantagalo, esta comprada pela E. F.
Macaé a Campos e finalmente absorvida pela E. F.
Leopoldina, entre 1887 e 1890.
Chamava-se inicialmente Capivari.
O político Antonio da Silva Jardim (1860-91) nasceu
na cidade, que hoje leva seu nome. Como não era raro na época, o político ainda estava vivo.
Em 1891, ele estava na Itália
e resolveu visitar o monte Vesúvio. À beira
da cratera do vulcão, caiu dentro dela - ou jogou-se, não se sabe
- e nunca mais foi visto.
Depois da privatização da linha em 1997, a estação serviu alguns anos como escritórios da FCA. Com o abandono desta linha pela concessionária, por volta de 2014, perdeu a função e, em 2019, o autor deste site não tinha ideia da função do antigo prédio e pátio,
"Saindo
de Casimiro de Abreu, mais 30 km pela BR-101 em direção ao
Rio, mais quatro quilometros a partir da BR está Silva Jardim.
Infelizmente a estação não tem atrativos, é um prédio meio moderno
com telhado de amianto. Seu nome só é legivel em uma das extremidades.
Há uma garagem para trolei à esquerda, e foi construida uma nova,
talvez para um auto de linha, no pátio, que é amplo e estava em obras
com troca de trilhos e dormentes. Há muitos dormentes novos
com proteção contra rachaduras" (Eliezer Magliano, 17/06/2005).
ACIMA: A inauguração da estação
de Capivary foi reportada e descrita pelo jornal em 1986 - CLIQUE
SOBRE A NOTÍCIA PARA VÊ-LA NA ÍNTEGRA (Diario
de Noticias, 19/10/1886).
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1886
AO LADO: Inauguração da estação de Capivary (A Provincia de S. Paulo, 19/10/1886). |
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1880
AO LADO: Silva Jardim, o homem (Fonte não conhecida) |
ACIMA: Estação de Silva Jardim e o antigo
pátio da Leopoldina. Foto de 2011 (Carlos Roberto de Almeida).
(Fontes: Carlos Roberto de Almeida; Julio Cesar da
Silva; Cleiton Pieruccini; Eliezer Magliano; Carlos Latuff; Diario
de Noticias, 1886; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina
Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de
Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-1979; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Atualização:
09.03.2020
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