|
|
E. F. Leopoldina
(1886-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CEZARIO
ALVIM
Município de Rio Bonito, RJ |
Linha do Litoral - km 122,773 (1960) |
|
RJ-4052 |
Altitude: 31 m |
|
Inauguração: 14.08.1886 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,
foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Cezario Alvim foi inaugurada em 1886 (ver caixa abaixo). Como não era raro na época, o político ainda estava vivo.
Em 2007 a estação já havia sido demolida. "Infelizmente a estação
caiu há cerca de dez anos, segundo moradores locais, e só restaram ruínas; é possível notar a ferrugem nos trilhos
pois os ultimos trens de carga que circulavam em nossa região não
passam mais por aqui já tem uns três meses" (Marcelo
Cardozo, 19/11/2007). Realmente, a linha do Litoral foi
abandonada pela FCA, atual concessionária, no segundo semestre
de 2007.
|
1886
AO LADO: Inauguração da estação (A Provincia de S. Paulo, 14/8/1886). |
ACIMA: Acidente ferroviário em 1973 com o trem de passageiros
"Expresso Campista", que ligava o Rio a Campos e que deixou
doze mortos e que ocorreu na chamada curva do Caxito, próxima
à estação de Cezario Alvim (VEJA, 7/2/1973).
(Fontes: Fernando Marques; Marcelo Cardozo; Edmundo
Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Cezario Alvim em 1975. Foto Fernando
Marques |
Ruínas no local da antiga estação, em foto
de 2007, por Marcelo Cardozo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
09.03.2020
|
|