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E. F. Príncipe
do Grão Pará (1886-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1964) |
AREAL
Município de Areal, RJ |
Linha do Norte - km 99,462 (1960) |
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RJ-1942 |
Altitude: 446 m |
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Inauguração: 01.05.1886 |
Uso atual: em reforma (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Areal foi inaugurada em 1886 pela E. F. Príncipe
do Grão-Pará.
Segundo se sabe, o ramal de São José do Rio Preto
fazia parte da linha tronco da antiga Grão Pará, que pretendia atingir
Além Paraíba subindo a margem esquerda do rio Preto até conseguir
vencer o vale por ele aberto, mas seus planos foram frustrados por
um enorme paredão de pedra na localidade de Serra do Sossego,
depois de São José. O paredão era intransponível para os recursos
da época, levando a Grão Pará a estacionar a linha em São José
por alguns anos.
Com o advento da Leopoldina, esta preferiu dar prosseguimento na linha
via Três Rios e, dali, seguindo o Paraíba do Sul, atingir Além
Paraíba. Analisando os dois trechos, vemos quão acertada foi a
idéia da Leopoldina. O traçado mais difícil já fora vencido entre
Petrópolis e Areal. Bastava seguir o Piabanha por um
bom trecho até nas proximidades de Três Rios, abandonando-o
na localidade de Alberto Torres e seguindo até Moura Brasil.
Dali, por um corte na pedra, passava para o vale do Paraíba do Sul
e seguia em demanda de Três Rios, cruzando a bela Ponte das
Garças, outrora da Cia. União e Indústria.
A estação foi fechada em 1964, com a supressão
do trecho. Desta estação saía o ramal para São
José do Rio Preto. A estação de Areal
estava em estado muito ruim, ruindo aos poucos, ao descaso da prefeitura
local. e uma reforma foi iniciada em 2012, reforma esta que, em junho
de 2017, continuava em execução, longe de estar terminada.
1885
AO LADO: O carimbo
de Areal em um selo do império, com a peculiar letra E, na
parte inferior, indicando estação. No carimbo reza a data
de 13 de março de 1885, porém a estação foi inaugurada em
1886. A agência do correio teria sido inaugurada antes? Ou
a estação já estaria funcionando antes
(mais provavel)? A estação localizava-se no município de Paraíba
do Sul e pertencia à E. F. Grão Pará, posteriormente, controlada
pela E. F. Leopoldina. A mala postal era diariamente permutada
com a Administração Federal e seguia pela E. F. Grão Pará
até Mauá (Guia de Pacobaíba), em seguida pelas barcas da Companhia
Leopoldinense (Marcio Protzner,
18/7/2009). |
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1886
À ESQUERDA: Convite para a inauguração da estação
datado de 17 de maio de 1886 (data diferente da oficial citada
acima). CLIQUE SOBRE AS DUAS FIGURAS PARA VÊ-LAS
EM TAMANHO MAIOR. |
ACIMA: Trem puxado a locomotiva diesel na
estação de Areal (Provavelmente anos 1960. Autor desconhecido.
Cessão Rodrigo Martins de Oliveira).
ACIMA: Dístico da estação
de Areal, já rachado junto com o prédio (Foto Jorge
A. Ferreira em 12/10/2010).
ACIMA:
Ponte ferroviária desativada na saída para Três
Rios, em Areal (Foto Fábio Lima, em fevereiro de 2013).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1886 a 1963.
Na foto à esquerda, o trem está trafegando pelo
trecho da serra. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Alex Medeiros; Fabio Lima; Jorge A.
Ferreira; Rodrigo Martins de Oliveira; Pedro
Paulo Resende; Jairo Mello; Marcio Protzner, 2009; http://entreriosjornal.com.br;
Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938;
Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil,
1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1938-1980; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, provavelmente anos 1930. Cessão
Rodrigo Martins de Oliveira |
A estação, provavelmente anos 1960. Cessão
Rodrigo Martins de Oliveira |
Estação de Areal, em 07/2001. Foto Jorge Alves
Ferreira |
Estação de Areal, em 07/2001. Foto Jorge Alves
Ferreira |
A estação em 12/10/2010. Foto Jorge A. Ferreira |
A antiga estação em reforma, em 2/2013. Foto Fabio
Lima |
A estação em 17/6/2017, ainda em reforma. Foto
Alex Medeiros |
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Atualização:
24.06.2020
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