A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Areal
Salomão
Tristão da Câmara
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Príncipe do Grão Pará/E. F. Leopoldina (n/d-1947)
SALOMÃO
Município de Areal, RJ
Ramal de São José do Rio Preto - km xxx (1938)   RJ-4609
Altitude:   Inauguração: n/d
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de São José do Rio Preto foi aberto em 1886 na verdade como parte - a final - da linha principal de E. F. Grão Pará. Em 1890, esta ferrovia foi adquirida pela Leopoldina. Em 1900, esta construiu o trecho entre Areal e Entre Rios (Três Rios) e o trecho Areal-São José do Rio Preto passou a ser um pequeno ramal de 25 km. O ramal foi fechado em 1947, tendo sido um dos primeiros trechos ferroviários a ser desativado no Brasil, graças ao projeto de construção de uma represa na região.
 
A ESTAÇÃO: Nos idos de 1940 o governo do Estado iniciou a construção de uma barragem no rio Preto com vistas a produzir energia elétrica para a região. O lago formado acabou inundando parte da linha da Leopoldina, fazendo com que o ramal ficasse inativo. Pouco se sabe sobre a estação, ou parada, de Salomão. Teria ela também sido inundada? O ramal, provavelmente já deficitário, acabou desativado em 1947.
(Fontes: Pedro Paulo Resende; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway Co. Limited, 1938; Guias Levi, 1938-80)
     
 
     
Atualização: 26.01.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.