|
|
E.
F. Leopoldina (?-1962) |
CAIUBÁ
Município
de Magé, RJ |
Ramal de
Guia de Pacobaíba - km 53,815 (1960) |
|
RJ-4461 |
|
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
|
|
HISTORICO
DA LINHA: Em 1854, Irineu Evangelista de Souza inaugurou a primeira
ferrovia do Brasil, com bitola de 1,676 m, ligando o porto de Mauá,
no "fundo" da baía de Guanabara, a Fragoso, estação
situada a cerca de 14 km, e ali rodou a Baroneza, a primeira locomotiva
a percorrer uma linha no Brasil. A E. F. Mauá foi estendida
em 1856 até Raiz da Serra e dali pretendia subir a serra de
Petrópolis para alcançar essa cidade, fato que ocorreu
apenas 30 anos mais tarde, mas por outra empresa, a E. F. Príncipe
do Grão Pará, que acabou por comprar a E. F. Mauá
em 1888 e reduzir sua bitola para métrica para acabar com a
baldeação em Raiz da Serra. Em 1890, tudo passou a ser
propriedade da E. F. Leopoldina. A partir do momento em que esta chegou
a Piabetá com sua linha vinda da estação de Barão
de Mauá, no Rio, o trecho entre Piabetá e Mauá
passou a ser apenas um ramal. Em meados dos anos 60, o tráfego
entre essas duas estações foi suprimido e a ferrovia
desde então está abandonada. |
|
A ESTAÇÃO:
Sem maiores informações. Parece ter sido uma parada
ACIMA: Antigo leito da E. F. Mauá, próximo
à estação de Caiubá. Os trilhos estão
enterrados ou foram roubados? (Foto Julio Cesar da Silva em 2009).
simples, sem construção.
(Fontes: Julio Cesar da Silva; Eduardo P. Moreira;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht)) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
29.05.2010
|
|