|
|
E. F. Leopoldina
(?-1962) |
CALAFATE
Município de Magé, RJ |
Ramal de Guia de Pacobaíba - km
51,568 (1960) |
|
RJ-4454 |
Altitude: - |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em 1854,
Irineu Evangelista de Souza inaugurou a primeira ferrovia do Brasil,
com bitola de 1,676 m, ligando o porto de Mauá, no "fundo"
da baía de Guanabara, a Fragoso, estação situada
a cerca de 14 km, e ali rodou a Baroneza, a primeira locomotiva a
percorrer uma linha no Brasil. A E. F. Mauá foi estendida em
1856 até Raiz da Serra e dali pretendia subir a serra de Petrópolis
para alcançar essa cidade, fato que ocorreu apenas 30 anos
mais tarde, mas por outra empresa, a E. F. Príncipe do Grão
Pará, que acabou por comprar a E. F. Mauá em 1888 e
reduzir sua bitola para métrica para acabar com a baldeação
em Raiz da Serra. Em 1890, tudo passou a ser propriedade da E. F.
Leopoldina. A partir do momento em que esta chegou a Piabetá
com sua linha vinda da estação de Barão de Mauá,
no Rio, o trecho entre Piabetá e Mauá passou a ser apenas
um ramal. Em meados dos anos 1960, o tráfego entre essas duas
estações foi suprimido e a ferrovia desde então
está abandonada. |
|
A ESTAÇÃO: Sem maiores informações.
Ao que se sabe, já foi demolida, depois de desativada.
(Fontes: Julio Cesar da Silva; Julio --; Eduardo P.
Moreira; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht)) |
|
|
|
A estação já abandonada de Calafate. Anos
1980? Acervo Julio |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
20.09.2023
|
|