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E. F. Leopoldina
(n/d) |
CORREAS
Município de Petrópolis, RJ |
Linha do Norte - km |
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RJ-1938 |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Correas figurava em 1940 como estação da linha
de subúrbios entre Petrópolis e Pedro do Rio.
Em 1962 já estaria desativada, existindo apenas o trem de longo
percurso na
região. O mapa de 1926 (acima) mostra o trecho da ferrovia
entre Petrópolis e Itaipava, com a estrada da
União e Indústria acompanhando (Revista da Semana,
1926).
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TRENS
- Os guias de horários não mostrava esta estação,
que servia aos trens de subúrbios de Petrópolis.
Na foto à esquerda, o trem de longo percurso - que não
parava nesta estação - trafega pelo trecho da
serra. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. (Guias Levi). |
(Fontes:
Revista da Semana, 1926; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico
da Leopoldina Railway, 1938; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
15.11.2010
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