A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Cascatinha
Nogueira
Bonsucesso
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Leopoldina (1908-1964)
NOGUEIRA
Município de Petrópolis, RJ
(Veja aqui detalhes da estação restaurada)
Linha do Norte - km 71,682 (1960)   RJ-1949
Altitude: 684 m   Inauguração: 10.06.1908
Uso atual: Centro Cultural (2023)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Nogueira foi inaugurada em 1908. Foi construída para atender aos interesses do Sr. Domingos de Souza Nogueira, português, industrial e empreendedor, antigo proprietário da Fazenda Nogueira onde hoje é o bairro de mesmo nome.

Chamou-se, por algum tempo, Bomclima, retomando o nome original depois.

Foi desativada em 1964, com a supressão do trecho da ferrovia entre Vila Inhomerim e Três Rios. Ainda está de pé ao lado do antigo leito da ferrovia.

A estação, depois de reformada, reabriu
como Centro Cultural em 26/11/2004. Em 2023, recebeu nova reforma, com uma placa de azulejos nos jardins.

1926
AO LADO:
O mapa de 1926 mostra o trecho da ferrovia entre Petrópolis e Itaipava, com a estrada da União e Indústria acompanhando a linha (Revista da Semana, 1926).

ACIMA: Em 2019, a ex-estação de Nogueira com máquina a vapor e trilhos em frente a ela (Foto Luis L'Aiglon Martins em 24/3/2019).

(ACIMA: Placa de azulejos nos jardins da nova estação, colocada em 2023 (Foto: Renato Cabral Ramos).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1908 a 1964. Na foto à esquerda, o trem está trafegando pelo trecho da serra. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1958 (Guias Levi).
(Fontes: Renato Cabral Ramos, 2003 e 2023; Fernando Marietan, 2014; Jorge A. Ferreira, 2010; Marcus Carvalho, 2004; Vicentina Nogueira, 1950; Centro Cultural Estação Nogueira; Revista da Semana, 1926; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação ainda em atividade em 1950. Foto Vicentina Nogueira

A bucólica estação de Nogueira já sem os trilhos, em 1968. Foto: Centro Cultural Estação Nogueira

A estação de Nogueira, em 09/2003. Foto Renato Cabral Ramos

A estação na inauguração do museu, em 11/2004. Foto enviada por Marcus Carvalho

Evento de inauguração do museu e centro cultural na estação, em 26/11/2004. Foto enviada por Marcus Carvalho

A estação em 10/2010. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 7/9/2014. Foto Fernando Marietan
   
     
Atualização: 17.04.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.