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E. F. Leopoldina
(1908-1964) |
NOGUEIRA
Município de Petrópolis, RJ
(Veja aqui detalhes da estação
restaurada) |
Linha do Norte - km 71,682 (1960) |
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RJ-1949 |
Altitude: 684 m |
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Inauguração: 10.06.1908 |
Uso atual: Centro Cultural (2023) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Nogueira foi inaugurada em 1908. Foi construída
para atender aos interesses do Sr. Domingos de Souza Nogueira,
português, industrial e empreendedor, antigo proprietário
da Fazenda Nogueira onde hoje é o bairro de mesmo nome.
Chamou-se, por algum tempo, Bomclima, retomando o nome original
depois.
Foi desativada em 1964, com a supressão do trecho da ferrovia
entre Vila Inhomerim e Três Rios. Ainda está
de pé ao lado do antigo leito da ferrovia.
A estação, depois de reformada, reabriu como
Centro Cultural em 26/11/2004. Em 2023, recebeu nova reforma, com uma placa de azulejos nos jardins.
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1926
AO LADO: O mapa de 1926 mostra o trecho da ferrovia entre
Petrópolis e Itaipava, com a estrada da União
e Indústria acompanhando a linha (Revista da Semana,
1926).
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ACIMA: Em 2019, a ex-estação de Nogueira com máquina a vapor e trilhos em frente a ela (Foto Luis L'Aiglon
Martins em 24/3/2019).
(ACIMA: Placa de azulejos nos jardins da nova estação, colocada em 2023 (Foto: Renato Cabral Ramos).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1908 a 1964.
Na foto à esquerda, o trem está trafegando pelo
trecho da serra. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Renato Cabral Ramos, 2003 e 2023; Fernando
Marietan, 2014; Jorge A. Ferreira, 2010; Marcus Carvalho, 2004; Vicentina Nogueira, 1950;
Centro Cultural Estação Nogueira; Revista
da Semana, 1926; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina
Railway, 1938; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação ainda em atividade em 1950. Foto Vicentina
Nogueira |
A bucólica estação de Nogueira já
sem os trilhos, em 1968. Foto: Centro Cultural Estação Nogueira |
A estação de Nogueira, em 09/2003. Foto Renato
Cabral Ramos |
A estação na inauguração do museu,
em 11/2004. Foto enviada por Marcus Carvalho |
Evento de inauguração do museu e centro cultural
na estação, em 26/11/2004. Foto enviada por Marcus
Carvalho |
A estação em 10/2010. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 7/9/2014. Foto Fernando Marietan
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Atualização:
17.04.2023
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