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Supervias (2013-) |
CORTE
8
Município de Duque de Caxias, RJ |
Linha do Norte - km |
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RJ-4616 |
Altitude: - |
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Inauguração: 11.03.2013 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2013 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: Cerca de 30 mil
moradores do bairro Corte 8, em Duque de Caxias, na
Baixada Fluminense, ganharam uma estação ferroviária perto de casa.
O novo terminal, que fica entre as estações do centro da cidade e
de Gramacho, a uma distância de dois quilômetros de cada uma,
foi inaugurado na segunda-feira, 11 de março de 2013, pelo
vice-governador Luiz Fernando Pezão.
A estação do Corte 8 é a 100ª do sistema ferroviário fluminense
e a sexta em Duque de Caxias. Contando com inovações, como
piso tátil, rampas de acesso e um novo modelo de cobertura capaz de
reduzir a sensação térmica, o terminal ainda representa para o morador
do Corte 8 economia de tempo e de custo nos seus deslocamentos
de trem, ao encurtar a distância até as residências. A nova estação
deverá incorporar mais dois mil passageiros/dia ao ramal que transporta
diariamente mais de 35 mil pessoas do município. Pezão disse
que a obra é mais uma ação do programa de modernização da rede estadual
de trens (http://www. revistaferroviaria.com.br, 12/3/2013).
ACIMA: Trem da Supervia parado na estação
de Corte 8 (Foto Shana Reis em 2013).
ACIMA: Índice de estações da linha da Supervia em 2023. Notar que, de Triagem aaté Saracuruna (de onde sai o curto ramal até Inhomerim), todas as estações mais antigas estão ainda ativas, com a exceção da de São Bento. Houve também a inclusão da estação de Corte 8 em 2013 (Mapa da Supervia). A estação de São Cristóvao está somente na linha de Japeri e as de Praia Formosa foi desativada em 1925 e Barão de Mauá foi desativada em 2002
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros e subúrbios param nesta estação
desde 2013. Na foto à esquerda, o antigo trem de Petrópolis
trafega pelo trecho da serra. Clique sobre a foto para ver mais
detalhes sobre esses trens. Depois de 1963, somente trens de
subúrbio param aqui. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Gilson Subtil, 2015l; Shana Reis. 2013; Marcelo Horn;
http://www.revistaferroviaria.com.br, 2013; Mapa - acervo R. M. Janeiro) |
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Plataforma da estação em 2013. Foto Shana Reis |
Plataforma da estação em 2013. Foto Shana Reis |
Entrada da estação em 2013. Foto Marcelo Horn |
A estação em 15/5/2015. Foto Gilson Subtill |
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Atualização:
21.02.2023
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