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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Duque de Caxias
Corte 8
Gramacho
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Supervias (2013-)
CORTE 8
Município de Duque de Caxias, RJ
Linha do Norte - km   RJ-4616
Altitude: -   Inauguração: 11.03.2013
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2013
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
 
A ESTAÇÃO: Cerca de 30 mil moradores do bairro Corte 8, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ganharam uma estação ferroviária perto de casa. O novo terminal, que fica entre as estações do centro da cidade e de Gramacho, a uma distância de dois quilômetros de cada uma, foi inaugurado na segunda-feira, 11 de março de 2013, pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão.

A estação do Corte 8 é a 100ª do sistema ferroviário fluminense e a sexta em Duque de Caxias. Contando com inovações, como piso tátil, rampas de acesso e um novo modelo de cobertura capaz de reduzir a sensação térmica, o terminal ainda representa para o morador do Corte 8 economia de tempo e de custo nos seus deslocamentos de trem, ao encurtar a distância até as residências. A nova estação deverá incorporar mais dois mil passageiros/dia ao ramal que transporta diariamente mais de 35 mil pessoas do município. Pezão disse que a obra é mais uma ação do programa de modernização da rede estadual de trens (http://www. revistaferroviaria.com.br, 12/3/2013).


ACIMA: Trem da Supervia parado na estação de Corte 8 (Foto Shana Reis em 2013).

ACIMA: Índice de estações da linha da Supervia em 2023. Notar que, de Triagem aaté Saracuruna (de onde sai o curto ramal até Inhomerim), todas as estações mais antigas estão ainda ativas, com a exceção da de São Bento. Houve também a inclusão da estação de Corte 8 em 2013 (Mapa da Supervia). A estação de São Cristóvao está somente na linha de Japeri e as de Praia Formosa foi desativada em 1925 e Barão de Mauá foi desativada em 2002

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros e subúrbios param nesta estação desde 2013. Na foto à esquerda, o antigo trem de Petrópolis trafega pelo trecho da serra. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Depois de 1963, somente trens de subúrbio param aqui. Veja aqui horários em 1958 (Guias Levi).
(Fontes: Gilson Subtil, 2015l; Shana Reis. 2013; Marcelo Horn; http://www.revistaferroviaria.com.br, 2013; Mapa - acervo R. M. Janeiro)
     

Plataforma da estação em 2013. Foto Shana Reis

Plataforma da estação em 2013. Foto Shana Reis

Entrada da estação em 2013. Foto Marcelo Horn

A estação em 15/5/2015. Foto Gilson Subtill
     
Atualização: 21.02.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.