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E. F. Leopoldina
(c.1890-1964) |
ITAIPAVA
Município de Petrópolis, RJ |
Linha do Norte - km 77,789 (1960) |
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RJ-1934 |
Altitude: 681 m |
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Inauguração: c.1890 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itaipava não tem a data de inauguração
conhecida - pelo menos não encontrei qualquer documento que
a indicasse. Tal fato leva a crer que o prédio
da fotografia acima, de 1936, tenha sido contruído depois de
1918. O movimento certamente cresceu. O fato é que depois da
extinção da ferrovia, no final de 1964, em algum momento
a estação foi demolida, bem como erradicados diversos
outros pontos da ferrovia que por ali passava, como pontes e leitos
da linha, além de outros prédios de antigas estações,
tanto da de Cachoeirinha, quanto de outras, que podem ser vistas
no mapa no detalhe ao lado. Sobrou, no entanto, uma foto pelo menos,
tomada em 1936, que mostra Dona Carmen, bastante bem vestida, em foto
tomada na sua chegada (ou na sua saída) de Itaipava
- veja fotografia acima. Por volta de 2010 um shopping center foi
construído no local com a arquitetura de uma estação
típica da Leopoldina. Porém, nada tem a ver com a estação
já demolida havia muitos anos.
ACIMA: "O Expresso
das 8:40 chegando à parada da Fazenda Itaipava", conforme
consta na fotografia (Fon-Fon, 27/5/1917).
ACIMA: Numa cena maravilhosa em 1918, o trem da
Leopoldina chega à parada de Itaipava. Notar que era apenas
um cobertinho (Revista da Semana, 9/3/1918).
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Antes de existir a Estrada de Ferro de Teresópolis
- que somente foi aberta em 1908 - uma das formas de se ir
à cidade era como se escreve nesta carta centenária:
"(...) Pergunta-me o melhor meio de vir-se à Colônia Alpina.
Não é fácil; toma-se a estrada de ferro de Petrópolis até
Itaipava, aonde se chega a meio-dia; ali toma-se cavalo e
faz-se uma viagem de 5 horas, por um caminho que não é dos
mais agradáveis. Se caso quiser vir, me avise com antecedência,
que creio poderei arranjar-lhe cavalo (...). Colônia Alpina,
22 de fevereiro de 1893" (carta de Capistrano de Abreu
a destinatário não identificado).
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1926
AO LADO: O mapa deste ano
mostra o trecho da ferrovia entre Petrópolis e Itaipava,
com a estrada da União e Indústria acompanhando
(Revista da Semana, 1926).
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1934
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 19/1/1934). |
ACIMA: Estação de Itaipava em 1936 (reproduzido
de revista local, "Estação de Itaipava", 2008)
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1890 a 1964. Na foto
à esquerda, o trem está trafegando pelo trecho
da serra. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Jorge A. Ferreira;
Revista da Semana, 1918; "Memórias da Água
na Pedra", publicado em revista local, 2008; Revista da Semana,
1926; Fon-Fon, 1917; José Honório Rodrigues: Correspondência de Capistrano
de Abreu, volume 1, Rio de Janeiro, 1954; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht). |
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A parada de Itaipava em 1918, somente um cobertinho. Revista
da Semana, 9/3/1918 |
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Atualização:
28.05.2018
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