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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Nogueira
Bonsucesso
Itaipava
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (n/d)
BONSUCESSO
Município de Petrópolis, RJ
Linha do Norte - km   RJ-1941
Altitude: 654 m   Inauguração: n/d
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual:
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bonsucesso figurava em 1940 como estação da linha de subúrbios entre Petrópolis e Pedro do Rio.

O mapa (abaixo) de 1926 mostra o trecho da ferrovia entre Petrópolis e Itaipava, com a estrada da União e Indústria acompanhando (Revista da Semana, 1926).

Em 1962 a estação já estaria desativada, existindo apenas o trem de longo percurso na região.


TRENS - Os guias de horários não mostrava esta estação, que servia aos trens de subúrbios de Petrópolis. Na foto à esquerda, o trem de longo percurso - que não parava nesta estação - trafega pelo trecho da serra. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. (Guias Levi).
(Fontes: Revista da Semana, 1926; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     
 
     
Atualização: 27.08.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.