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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Imbariê
Manoel Belo
Angelica
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-19976)
Supervia (1997-2012)
MANOEL BELO
Município de Duque de Caxias, RJ
Linha do Norte - km   RJ-3907
    Inauguração: n/d
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de R aiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Manoel Belo não tem data de inauguração conhecida por mim. Provavelmente foi aberta após 1960. (Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi, 1932-1980; Carlos Latuff, 2007)
     

A estação em 07/2007. Foto Carlos Latuff

A estação em 07/2007. Foto Carlos Latuff
 
     
Atualização: 22.01.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.