|
|
E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-19976)
Supervia (1997-2012) |
MANOEL
BELO
Município de Duque de Caxias, RJ |
Linha do Norte - km |
|
RJ-3907 |
|
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
R aiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Manoel Belo não tem data de inauguração
conhecida por mim. Provavelmente foi aberta após 1960. (Fontes:
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi, 1932-1980;
Carlos Latuff, 2007) |
|
|
|
A estação em 07/2007. Foto Carlos Latuff |
A estação em 07/2007. Foto Carlos Latuff |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
22.01.2012
|
|