A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Olaria
Penha
Penha Circular
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Leopoldina (1886-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
PENHA
Município de Rio de Janeiro, RJ
Linha do Norte - km 11,940 (1960)   RJ-1668
Altitude: 11 m   Inauguração: 23.10.1886
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
 
A ESTAÇÃO: A estação da Penha foi inaugurada em 1886.

Hoje não é mais o chalé simpático de 1909 (ver foto ao pé da página. Foi reconstruída de forma a atender trens mais modernos.

Atualmente serve como estação de trens metropolitanos da Supervia.

CLIQUE AQUI E VEJA A SITUAÇÃO LAMENTÁVEL DE DIVERSAS ESTAÇÕES DE SUBURBIO DA LEOPOLDINA EM 1918


ABAIXO: Anúncio de 1913 (CLIQUE SOBRE ELE PARA VÊ-LO INTEIRO) anunciando as vantagens de se comprar terrenos próximos às estações da Leopoldina no Rio de Janeiro (Fon-Fon, 11/10/1913).
1924
AO LADO:
Trens se chocam na estação (O Estado de S. Paulo, 27/10/1924).
ACIMA: Entrada da estação da Penha - sem data e autor.

ACIMA: Estação da Penha com passarela nos anos 1950 (Autor desconhecido).

(Fontes: Anderson __; Fon-Fon, 1913; acervo Arquivo Público de São Paulo; Última Hora, RJ, anos 1950; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação da Penha. Revista da Semana, 29/8/1909

A estação em 2008. Foto Anderson

A estação em 2008. Foto Anderson

A estação em 2008. Foto Anderson
 
     
Atualização: 24.04.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.