|
|
E. F. Leopoldina
(1886-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
PENHA
Município de Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Norte - km 11,940 (1960) |
|
RJ-1668 |
Altitude: 11 m |
|
Inauguração: 23.10.1886 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
da Penha foi inaugurada em 1886.
Hoje não é mais o chalé simpático de 1909
(ver foto ao pé da página. Foi reconstruída de
forma a atender trens mais modernos.
Atualmente serve como estação de trens metropolitanos
da Supervia.
CLIQUE AQUI E
VEJA A SITUAÇÃO LAMENTÁVEL DE DIVERSAS ESTAÇÕES
DE SUBURBIO DA LEOPOLDINA EM 1918
ABAIXO: Anúncio de 1913 (CLIQUE SOBRE ELE PARA VÊ-LO INTEIRO) anunciando as vantagens de se comprar terrenos próximos às
estações da Leopoldina no Rio de Janeiro (Fon-Fon, 11/10/1913).
|
1924
AO LADO: Trens se chocam na estação
(O Estado de S. Paulo, 27/10/1924).
|
ACIMA: Entrada da estação
da Penha - sem data e autor.
ACIMA: Estação da Penha com passarela nos anos 1950 (Autor desconhecido).
(Fontes: Anderson __; Fon-Fon, 1913;
acervo Arquivo Público de São Paulo; Última Hora,
RJ, anos 1950; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação da Penha. Revista da Semana, 29/8/1909 |
A estação em 2008. Foto Anderson |
A estação em 2008. Foto Anderson |
A estação em 2008. Foto Anderson |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
24.04.2021
|
|