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E. F. Leopoldina
(1924- 1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervia (1996- ) |
PENHA
CIRCULAR
Município de Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Norte - km 12,670 (1960) |
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RJ-1668 |
Altitude: 13 m |
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Inauguração: 10.08.1924 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: O bairro da Penha
Circular é uma extensão do bairro da Penha na cidade
do Rio de Janeiro. Existe uma pequena parada - Penha Circular, mesmo
nome do bairro - para acesso ao Hospital Getúlio Vargas, que fica
entre as estações da Penha e a do bairro de Braz de Pina.
O bairro da Penha Circular surgiu como um extensor
da Penha; havia após a estação da Penha uma linha circular
que era utilizada para a reversão das locomotivas á vapor que serviam
aos subúrbios. Após revertida a posição, era então formada a composição
que retornava daquela estação (Penha) á de Barão de Mauá.
Com a entrada em circulação das locomotivas bi-direcionais Pacific
4-6-2t Armstrong Whitworth 1140 de 1930, que tornaram-se popularmente
conhecidas como "Ramonas", a linha circular tornou-se desnecessária.
As Ramonas queimavam óleo pesado e eram equipadas com tender fixo
e limpa trilhos atrás e na frente e por não precisarem reverter a
posição retornavam de ré.
A linha circular da Penha originou o nome
do bairro que se tornou bastante conhecido. Foi também nesta
estação que foi construído, desde a estação
de Barão de Mauá, o primeiro trecho eletrificado
da ferrovia, entregue no final de 1964 já em bitola larga.
O acidente (veja caixa abaixo, de 1959) ocorreu em 16/06/1959 na Penha Circular, uma estação entre Penha e Brás de Pina. O que ve-se ao fundo é esta estação e não a da Penha.
"Outro aspecto importante: na época eu morava em um conjunto residencial de funcionários da Light na Penha Circular, mais ou menos a 100 metros do local do acidente. Quando retornei da escola na parte da tarde fui diretamente ao local apreciar o trabalho do Corpo de Bombeiros e funcionários da Leopoldina. O que vi é exatamente o que está mostrado nas fotos anexadas. Na foto abaixo com a estação da Penha Circular (e não Penha), ao fundo veem-se pessoas ao longo de um muro. É possível, mas não certo, que eu estivesse entre os “espectadores” ao longo do muro da via férrea. Eu tinha 11 anos de idade e lembro-me muito bem do acontecimento. Lamentavelmente a foto não é de boa qualidade e sendo assim detalhes, como as faces dos espectadores, não aparece com clareza" (Texto sobre o acidente por Robert Eriksson) em 2020).
ACIMA:
Em 1917, a Leopoldina estava sendo "convencida" a construir
a estação "Circular da Penha", pela reportagem
acima. Anos depois, ela seria entregue pronta (em 1924) (A Rua, 23/7/1917).
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1924
AO LADO: Inauguração da estação de Penha Circular (O Brasil, 10/08/1924 - gentileza Paulo Novais). |
ACIMA: Desastre junto à estação
da Penha Circular em 16/6/1959 (Jornal Última Hora, RJ, acervo Arquivo
Público de São Paulo).
ACIMA: Em 1966, a RFFSA anuncia nos jornais a eletrificação
dos subúrbios da Leopoldina entre as estações
de Francisco Sá e Penha Circular. Trens de meia em meia hora!
(Jornal Última Hora, 9/6/1966 - cortesia Ivo Suares, 2008).
ACIMA:
Locomotiva "Ramona" que circulava na linha da Penha Circular
(Acervo Hugo Caramuru).
(Fontes: Paulo Novais, 2022; Ivo Suares, 2008; Robert Erikson, 2020; Hugo Caramuru; Anderson __2008; Folha
de S. Paulo, 23/11/1964; CBTU;
A Rua, 1917; aleopoldinarenascenaarte.blogspot.com;Ultima Hora, 1966; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, sem data, coalhada de gente. Foto do
site da CBTU |
A estação em 2008. Foto Anderson |
A estação em 2008. Foto Anderson |
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Atualização:
02.11.2022
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