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E. F. Norte (1886-1888)
R. J. Northern Railway (1888-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
RAMOS
Município de Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Norte - km 9,288 (1960) |
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RJ-3279 |
Altitude: 8 m |
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Inauguração: 23.10.1886 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ramos foi inaugurada em 1886.
"Ninguém sabia porque Ramos assim se chamava. Como eu trabalhava
na Prefeitura, fiz a pesquisa. Resultado: tive as maiores decepções
até descobrir a quem pertenciam as terras da estação de trem. Estas
pertenciam à família Fonseca Ramos, que cedeu uma faixa para colocar
o trem, em 1886, mas com a condição de fazer uma estação para a família
quando essa viesse passar o fim de semana no sítio. Antes, era de
São Francisco Xavier direto até a Penha. A inauguração da estação
de Ramos foi em 23 de outubro de 1886" (João Gonçalves
de Lima Filho e Bete Silva,
2004).
Em 1986, a locomotiva Pacific 327 a vapor comemorou os 100 anos da
estação e do bairro.
Hoje a estação serve aos trens metropolitanos da Supervia.
CLIQUE AQUI E
VEJA A SITUAÇÃO LAMENTÁVEL DE DIVERSAS ESTAÇÕES
DE SUBURBIO DA LEOPOLDINA EM 1918
ACIMA: Anúncio de 1913
(CLIQUE SOBRE ELE PARA VÊ-LO INTEIRO) anunciando as vantagens
de se comprar terrenos próximos às estações
da Leopoldina no Rio de Janeiro (Fon-Fon, 11/10/1913).
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1920
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 17/8/1920). |
ACIMA: Pátio e estação
de Ramos, 1931 (W. Cyril Williams: The Leopoldina Railway,
A Narrow Gauge Railroad of Exceptional Interest, 1/1931. Cessão
Luciano Pavloski).
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1937
AO LADO: Acidente na estação
(Correio de S. Paulo, 15/4/1937). |
ACIMA: Arredores da estação
de Ramos (que deve estar fora da fotografia, na posição
de quem tirou a foto), no final dos anos 1950. Notar o bonde
vindo pela rua à esquerda, ao fundo (Revista Brasileira de
Geografia, jan-mar 1960, p.28).
ACIMA: Trem de combustíveis
passa pelo pátio de Ramos, em 1950 (Autor desconhecido).
(Fontes: Carlos Latuff; João Gonçalves
de Lima Filho; Bete Silva; Tibor Jablonski; Fon-Fon,
1913; W. Cyril Williams: The Leopoldina Railway, A Narrow Gauge Railroad
of Exceptional Interest, 1/1931; O Estado de S. Paulo, 1920; Correio de S. Paulo, 1937; Veja, 1986; IBGE: Revista
Brasileira de Geografia, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Ramos em 1920. A foto é ruim,
mas exitem dois comboios em linhas diferentes: um é que
vai para Petropolis e o outro, o de suburbios (autor e publicação
desconhecidos) |
Estação de Ramos nos anos 1950. Foto Tibor Jablonski |
A estação em 1986. Foto revista Veja |
A estação em 06/2007. Foto Carlos Latuff |
Ao lado da atual plataforma, o prédio que pode ser o
da antiga estação, em 06/2007. Foto Carlos Latuff
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Atualização:
22.10.2019
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