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E. F. Norte (1886-1888)
R. J. Northern Railway (1888-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
BONSUCESSO
(ex-BONSUCESSO DO RIO e BONSUCESSO DE INHAÚMA)
Município de Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Norte - km 7,846 (1960) |
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RJ-1334 |
Altitude: 5 m |
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Inauguração: 23.10.1886 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bonsucesso, hoje um bairro bastante populoso do Rio de
Janeiro, foi aberta em 1886 na E. F. do Norte.
(Curiosamente, nesta mesma linha existia uma parada, após a
cidade de Petrópolis, no alto da serra, com o mesmo
nome.)
A estação teve pelo menos três prédios diferentes, como se pode ver nas fotografias ao pé da página.
Pode-se notar pela foto abaixo que durante algum tempo a estação
teve o nome de Bonsucesso do Rio. Antes, foi Bonsucesso de Inhaúma. Hoje, com o nome simplificado desde que a estação que se chamava Bonsucesso (somente) foi desativada em 1964, é uma estação
de trens metropolitanos.
CLIQUE AQUI E
VEJA A SITUAÇÃO LAMENTÁVEL DE DIVERSAS ESTAÇÕES
DE SUBURBIO DA LEOPOLDINA EM 1918
ACIMA: Anúncio de 1913 (CLIQUE
SOBRE ELE PARA VÊ-LO INTEIRO) anunciando as vantagens de
se comprar terrenos próximos às estações
da Leopoldina no Rio de Janeiro (Fon-Fon, 11/10/1913).
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1924
AO LADO: Tragédia na estação (O Estado de S. Paulo, 28/11/1924).
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(Fontes: Julio
C. Silva; Wanderley Duck; O Estado de S. Paulo, 1924; Fon-Fon, 1913;
Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A antiga estação, sem data e ainda com o nome de Bonsucesso de Inhauma. FB/Victor Pedreti |
A estação, provavelmente nos anos 1940/50. Arquivo Nacional |
A estação, na época em que o nome era Bonsucesso
do Rio. Foto cedida por Wanderley Duck, provavelmente dos anos
1940.
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A estação, provavelmente anos 1980. Autor desconhecido |
A estação em 2001. Foto Julio C. Silva |
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Atualização:
22.04.2021
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