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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Manguinhos
Bonsucesso
Ramos
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Norte (1886-1888)
R. J. Northern Railway (1888-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
BONSUCESSO
(ex-BONSUCESSO DO RIO e BONSUCESSO DE INHAÚMA)
Município de Rio de Janeiro, RJ
Linha do Norte - km 7,846 (1960)   RJ-1334
Altitude: 5 m   Inauguração: 23.10.1886
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bonsucesso, hoje um bairro bastante populoso do Rio de Janeiro, foi aberta em 1886 na E. F. do Norte.

(Curiosamente, nesta mesma linha existia uma parada, após a cidade de Petrópolis, no alto da serra, com o mesmo nome.)

A estação teve pelo menos três prédios diferentes, como se pode ver nas fotografias ao pé da página.

Pode-se notar pela foto abaixo que durante algum tempo a estação teve o nome de Bonsucesso do Rio. Antes, foi Bonsucesso de Inhaúma. Hoje, com o nome simplificado desde que a estação que se chamava Bonsucesso (somente) foi desativada em 1964, é uma estação de trens metropolitanos.

CLIQUE AQUI E VEJA A SITUAÇÃO LAMENTÁVEL DE DIVERSAS ESTAÇÕES DE SUBURBIO DA LEOPOLDINA EM 1918


ACIMA: Anúncio de 1913 (CLIQUE SOBRE ELE PARA VÊ-LO INTEIRO) anunciando as vantagens de se comprar terrenos próximos às estações da Leopoldina no Rio de Janeiro (Fon-Fon, 11/10/1913).
1924
AO LADO:
Tragédia na estação (O Estado de S. Paulo, 28/11/1924).
(Fontes: Julio C. Silva; Wanderley Duck; O Estado de S. Paulo, 1924; Fon-Fon, 1913; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A antiga estação, sem data e ainda com o nome de Bonsucesso de Inhauma. FB/Victor Pedreti

A estação, provavelmente nos anos 1940/50. Arquivo Nacional

A estação, na época em que o nome era Bonsucesso do Rio. Foto cedida por Wanderley Duck, provavelmente dos anos 1940.

A estação, provavelmente anos 1980. Autor desconhecido

A estação em 2001. Foto Julio C. Silva
 
     
Atualização: 22.04.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.