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E. F. Leopoldina
(1900-1964) |
TRIÂNGULO
Município de Três Rios, RJ |
Linha do Norte - km 123,627 (1960) |
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RJ-4028 |
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Inauguração: 04.06.1900 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Triângulo foi aberta... quando? Não encontrei
dados. Ficava a 1,5 km da estação de Três Rios
(da Central). Quando o trem de Petrópolis foi extinto,
a extinção se deu "oficialmente" até
a estação de Triângulo, em 1964. E o trecho
de 1,5 km após, até Três Rios? Provavelmente
ali havia um triângulo ferroviário para permitir manobras
do trem da Leopoldina poder regressar para Petrópolis
sem ter de manobrar em Três Rios. Porém, essa
composição tinha de chegar a Três Rios
para seguir, parte dela, para Caratinga... seria em Triângulo
o local onde havia outras locomotivas para seguirem para Caratinga?
A estação ainda existe, bastante descaracterizada, no
centro de uma rotatória. O uso não sei.
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Guias Levi, 1938-1980;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A antiga estação de Triângulo, em 02/2008.
Foto Jorge A. Ferreira |
A antiga estação de Triângulo, em 02/2008.
Foto Jorge A. Ferreira |
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Atualização:
15.11.2010
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