A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Parada de Lucas
Vigário Geral
Duque de Caxias
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
E. F. Leopoldina (1886-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervia (1996-)
VIGÁRIO GERAL
Município de Rio de Janeiro, RJ
Linha do Norte - km 16,952 (1960)   RJ-3453
Altitude: 3 m   Inauguração: 23.10.1886
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vigário Geral foi inaugurada em 1886.

Hoje é uma das estações dos trens metropolitanos da Supervia.

Em março de 2021, o jornal mostrava o prejuízo da Supervia: "O tiroteio em Vigário Geral, na quinta-feira, dia 4 de março (de 2021), que levou à paralisação de trens da SuperVia após a invasão de bandidos, provocou uma redução de 5,4% da demanda (18.500 passageiros a menos) nos trens da Central do Brasil comparada ao mesmo dia da semana anterior (O Globo,
11/3/2011
)".


ACIMA: Acidente entre um trem de suburbios e outro de longa distancia da Leopoldina em 1955 deixou vítimas e a estação quase foi depredada (Folha da Manhã, 17/6/1955).

CLIQUE AQUI E VEJA A SITUAÇÃO LAMENTÁVEL DE DIVERSAS ESTAÇÕES DE SUBURBIO DA LEOPOLDINA EM 1918
(Fontes: Revista da Semana, 1937; Folha da Manhã, 1955; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação como era em 1937. Revista da Semana, 12/1937.

A estação em 2012. Foto Eduardo Moreira
 
     
Atualização: 09.03.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.