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E. F. Leopoldina
(1886-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervia (1996-) |
VIGÁRIO
GERAL
Município de Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Norte - km 16,952 (1960) |
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RJ-3453 |
Altitude: 3 m |
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Inauguração: 23.10.1886 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vigário Geral foi inaugurada em 1886.
Hoje é
uma das estações dos trens metropolitanos da Supervia.
Em março de 2021, o jornal mostrava o prejuízo da Supervia: "O tiroteio em Vigário Geral, na quinta-feira, dia 4 de março (de 2021), que levou à paralisação de trens da SuperVia após a invasão de bandidos, provocou uma redução de 5,4% da demanda (18.500 passageiros a menos) nos trens da Central do Brasil comparada ao mesmo dia da semana anterior (O Globo,
11/3/2011)".
ACIMA: Acidente entre um trem de suburbios e outro
de longa distancia da Leopoldina em 1955 deixou vítimas e a
estação quase foi depredada (Folha da Manhã,
17/6/1955).
CLIQUE AQUI E VEJA A SITUAÇÃO
LAMENTÁVEL DE DIVERSAS ESTAÇÕES DE SUBURBIO DA
LEOPOLDINA EM 1918
(Fontes: Revista da Semana, 1937; Folha da Manhã, 1955; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação como era em 1937. Revista da Semana,
12/1937. |
A estação em 2012. Foto Eduardo Moreira |
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Atualização:
09.03.2021
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