A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Cordovil
Parada de Lucas
Vigário Geral
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervia (1996-2014)
PARADA DE LUCAS
Município de Rio de Janeiro, RJ
Linha do Norte - km 15,547 (1960)   RJ-1669
Altitude: 6 m   Inauguração: n/d
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
 
A ESTAÇÃO: A Parada de Lucas não tem data de inauguração conhecida por mim. Hoje é uma das estações dos trens metropolitanos da Supervias. O prédio original já não mais existe. Em 2014 a linha estava passando por modificações; em Parada de Lucas, a bitola estreita já havia sido toda arrancada.
ACIMA: Ônibus tipo "lotação" encostado junto à antiga e simpática estação de Parada de Lucas nos anos 1950 (Acervo Última Hora, Arquivo do Estado de São Paulo).
CLIQUE AQUI E VEJA A SITUAÇÃO LAMENTÁVEL DE DIVERSAS ESTAÇÕES DE SUBURBIO DA LEOPOLDINA EM 1918
(Fontes: Eduardo Moreira; Hugo Caramuru; Gilson F. Subtil; CBTU; Acervo Última Hora; Arquivo do Estado de São Paulo; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, sem data. Foto do site da CBTU

A atual estação tomada do trem da Supervia. Foto Eduardo Moreira

A estação em 6/1/2014. Foto Gilson F. Subtil

A estação em 6/1/2014. Foto Gilson F. Subtil
 
     
Atualização: 07.01.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.