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E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervia (1996-2014) |
PARADA
DE LUCAS
Município de Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Norte - km 15,547 (1960) |
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RJ-1669 |
Altitude: 6 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A Parada de
Lucas não tem data de inauguração conhecida
por mim. Hoje é uma das estações dos trens metropolitanos
da Supervias. O prédio original já não mais existe.
Em 2014 a linha estava passando por modificações; em
Parada de Lucas, a bitola estreita já havia sido toda
arrancada.
ACIMA:
Ônibus tipo "lotação" encostado junto
à antiga e simpática estação de Parada
de Lucas nos anos 1950 (Acervo Última Hora, Arquivo do Estado
de São Paulo).
CLIQUE
AQUI E VEJA A SITUAÇÃO LAMENTÁVEL DE DIVERSAS
ESTAÇÕES DE SUBURBIO DA LEOPOLDINA EM 1918
(Fontes: Eduardo Moreira; Hugo Caramuru;
Gilson F. Subtil; CBTU; Acervo Última Hora;
Arquivo do Estado de São Paulo; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação, sem data. Foto do site da CBTU |
A atual estação tomada do trem da Supervia. Foto
Eduardo Moreira |
A estação em 6/1/2014. Foto Gilson F. Subtil |
A estação em 6/1/2014. Foto Gilson F. Subtil |
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Atualização:
07.01.2014
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