A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice
Estações de Sta Catarina
...
Ascurra
Apiúna
Morro Pelado
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Santa Catarina (1909-1971)
APIÚNA (antiga AQUIDABAN)
Município de Apiúna, SC
Linha-tronco - km 90,200 (1960)   SC-1769
    Inauguração: 01.10.1909
Uso atual: uso desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909, ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua linha até o litoral, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de gente dedicada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Aquidaban foi inaugurada em 1909, três meses depois da chegada da linha a Ascurra, que era a terminal da ferrovia. Com isso, passou a ser o ponto terminal da linha por dez anos, até que, em 1919, abriu-se a estação de Subida. Nos anos 1940, o nome da estação foi alterado para Apiúna. Foi desativada em 1971 com a supressão do tráfego na ferrovia. "A foto abaixo, de 1971, foi tirada em março de 1971, nos momentos finais das atividades ferroviárias da EFSC. A locomotiva da composição é a 336, uma Pacific de 1925, oriunda da Rede Mineira e no momento estava sendo conduzida pelo maquinista Domingo Passo da Silveira, infelizmente falecido recentemente em Julho de 2007" (Luiz Carlos Henkels, 03/2008). A estação ainda existe, com uso desconhecido.

ACIMA: Túnel de Apiúna. Depois de ause quarenta anos no meio do mato, trilhos foram arrancados da terra e o túnel recuperado para que o trem da ABPF de novo por ali volte a passar. Espetacular feito, mostra que a ferrovia nunca deveria ter sido fechada. Este é um trecho curto da linha naquela região, mas já é o segundo a ser recuperado (Foto Johnny S. Henschel).
(Fontes: Alcides Goularti Filho; Luiz Carlos Henkels; Johnny S. Henschel; Anthar Cesar Hartmann; Tesouros do Brasil; Angelina C. R. Wittman: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí, 2001; Guias Levi, 1932-72; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação, em março de 1971. Foto Armando Ferrari. Cessão Anthar Cesar Hartmann

A estação de Apiúna em 2003. Foto Tesouros do Brasil


A estação em 5/2008. Foto Alcides Goularti Filho

     
     
Atualização: 31.12.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.