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E. F. Santa Catarina
(1909-1971) |
APIÚNA
(antiga AQUIDABAN)
Município de Apiúna, SC |
Linha-tronco - km 90,200 (1960) |
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SC-1769 |
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Inauguração: 01.10.1909 |
Uso atual: uso desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909,
ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar
com a linha Itararé-Uruguai, então em construção,
próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o
Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente,
chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958,
jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua
linha até o litoral, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente
para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária
desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois,
sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar
pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do
Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de
gente dedicada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Aquidaban foi inaugurada em 1909, três meses depois
da chegada da linha a Ascurra, que era a terminal da ferrovia.
Com isso, passou a ser o ponto terminal da linha por dez anos, até
que, em 1919, abriu-se a estação de Subida. Nos
anos 1940, o nome da estação foi alterado para Apiúna.
Foi desativada em 1971 com a supressão do tráfego na
ferrovia. "A foto abaixo, de 1971, foi tirada em março de
1971, nos momentos finais das atividades ferroviárias da EFSC. A locomotiva
da composição é a 336, uma Pacific de 1925, oriunda da Rede Mineira
e no momento estava sendo conduzida pelo maquinista Domingo Passo
da Silveira, infelizmente falecido recentemente em Julho de 2007"
(Luiz Carlos Henkels, 03/2008). A estação ainda
existe, com uso desconhecido.
ACIMA: Túnel de Apiúna. Depois
de ause quarenta anos no meio do mato, trilhos foram arrancados da
terra e o túnel recuperado para que o trem da ABPF de novo
por ali volte a passar. Espetacular feito, mostra que a ferrovia nunca
deveria ter sido fechada. Este é um trecho curto da linha naquela
região, mas já é o segundo a ser recuperado (Foto
Johnny S. Henschel).
(Fontes: Alcides Goularti Filho; Luiz Carlos Henkels; Johnny S.
Henschel; Anthar Cesar Hartmann; Tesouros do Brasil; Angelina C. R.
Wittman: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí, 2001; Guias
Levi, 1932-72; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
31.12.2012
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