HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA-TRONCO: A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital
alemão em 1909, ligando Blumenau a Ascurra, com a intenção
de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então
em construção, próximo a Limeira (Herval do
Oeste). Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir
daí, avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas
em 1933 e em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando
o entroncamento. Em 1954, prolongara sua linha até o litorial,
em Itajaí, mas nem isso foi suficiente para revitalizar a
ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária
desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois,
sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando
reativar pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região
de Rio do Sul, com recolocação de trilhos e o esforço
de gente dedicada.
RAMAL DE SUBIDA: Em 1934, a Estrada de Ferro Santa Catarina lançou
um ramal para a localidade de Hansa, logo depois renomeada como
Hamônia e, finalmente, como Ibirama, com a intenção
de ligar a ferrovia, a partir da estação de Subida,
ponto do entroncamento, à linha do São Francisco,
nas proximidades de Rio Negrinho, na serra do Mar. O ramal acabou
ficando por Ibirama mesmo e em 1969, foi extinto, dois anos antes
da supressão do restante da linha da ferrovia.
AS ESTAÇÕES ABAIXO
RELACIONADAS ESTÃO BASEADAS NOS GUIAS LEVI DE 1960 E 1970
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