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E. F. Santa Catarina
(1954-1971) |
BLUMENAU-NOVA
Município de Blumenau, SC |
Linha-tronco - km 47,460 (1960) |
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SC-1727 |
Altitude: 19 m |
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Inauguração: 18.12.1954 |
Uso atual: clínica veterinária
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1937 |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909,
ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar
com a linha Itararé-Uruguai, então em construção,
próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o
Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente,
chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958,
jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua
linha até o litoral, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente
para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária
desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois,
sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar
pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do
Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de
gente dedicada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Blumenau-nova foi aberta em 1954 e chegou a funcionar concomitantemente
por alguns anos com a estação antiga, que foi depois
demolida.
O prédio da estação, porém,
teria sido construído bem antes, em 1937. "Relatórios do Dr. Pederneiras,
que era o então diretor, o qual se encontra no arquivo historico de
Blumenau, mostram que ela ficou sem uso de 1937 até 1954, quando finalmente
inauguraram o trecho para Itajaí. Tanto o túnel como a estação ficaram
sem uso até 1954. O túnel tambem ficou pronto em 1937 e se situa logo
após a ponte metálica. Esta, a ponte, ficou pronta em 1931, e até
1936 ligava nada a nada. Quando fizeram a estação e o túnel aí é que fizeram
os encontros da ponte e o viaduto metálico que vai para o túnel. Mesmo
assim ainda não foi feita a outra ponte de concreto e o viaduto de
concreto do outro lado do túnel. esta foi uma obra executada somente
entre 1948 e 1950" (Luiz Carlos Henkels, 04/2008).
"Quando a linha foi estendida para Itajaí, esta foi construída
num patamar mais alto em relação a linha antiga que demandava para
a antiga estação. Assim, mais ou menos 1,5 km à frente da estação
velha houve a derivação da nova linha para Itajaí e onde foi construída
a nova estação em 1937. Em 1954, quando o trecho finalmente foi inaugurado,
a linha velha permaneceu por alguns anos. Normalmente, as locomotivas
usavam a linha velha para fazer a limpeza da caldeira (jato de vapor)
numa ponte que existia perto da velha estação. Mas isto durou uns
anos e depois a linha foi erradicada. A estação velha, a partir de
1954, passou a abrigar apenas o escritório da ferrovia, a diretoria,
por exemplo, por ser área central da cidade, e assim ficou até a desativação
em 1971" (Luiz Carlos Henkels, 2008).
Hoje, descaracterizado, o prédio é utilizado como
clinica veterinária. Fica na atual rua Martin Luther, em Blumenau.
(Veja também BLUMENAU-VELHA)
ACIMA: As duas linhas que Blumenau teve: a de 1909
e a de 1954 (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR).
ACIMA: A guarita vista na foto acima, na esntrada
do pátio, vista do outro lado e mais próxima (Fotos
Guido Mota, acervo Marcelo Lordeiro, sem data).
ACIMA: Entrada do pátio de Blumenau-nova, em
1971, pouco após a desativação da estação
e da ferrovia.
(Fontes: Luiz Carlos Henkels; Anthar Cesar Hartmann;
Guido Mota; Carlos Latuff; Angelina C. R. Wittman: A Estrada de Ferro
no Vale do Itajaí, de 2001; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960) |
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A estação de Blumenau-nova, ainda em operação.
Cessão Anthar Cesar Hartmann |
Estação de Blumenau-nova, em 1971, pouco depois
de desativada. Foto Guido Mota |
O que um dia foi a estação de Blumenau-nova...
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...perdida no meio da calçada... |
...como um prédio qualquer, em 2004. Fotos Carlos Latuff
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A estação em 24/3/2019. Foto Alejandro Polvorines |
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Atualização:
28.06.2019
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