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E. F. Santa Catarina
(1909-1971) |
ENCANO
Município de Indaial, SC |
Linha-tronco - km 65,600 (1960) |
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SC-1752 |
Altitude: 39 m |
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Inauguração: 03.03.1909 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909,
ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar
com a linha Itararé-Uruguai, então em construção,
próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o
Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente,
chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958,
jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua
linha até o litoral, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente
para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária
desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois,
sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar
pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do
Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de
gente dedicada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Encano foi inaugurada com a linha, em 1909. Construída em
1.908, em estilo enxaimel, esta estação foi uma das obras do engenheiro
Ludwig Muzika. "(...) O superintendente Hélio de Mello,
através de uma ordem da rede Ferroviária Federal, foi autorizado a
suspender todo tráfego ferroviário em março de 1971. No dia 12, às
17hs, o maquinista José Pacheco dirigiu pela última vez qa composição
formada pela locomotiva a vapor 331 (...) Para mim, que desde tenra
idade vivia as emoções da EFSC, não foi este último trem, quero aqui
deixar registrado para a história que este, ao retornar a Trombudo
Central, passou por território indaialense na madrugada de 13 de março
de 1971, justamente por volta das 2 horas, quando praticamente toda
a população dormia. Como fui testemunha ocular deste ocorrido, posso
dizer que era um trem melancólico, triste, deslocando-se devagar para
Blumenau, até para quem sabe, vencido como estava, não mais incomodar
o povo do vale
ACIMA: Locomotiva e composição da EFSC
no pátio de Encano, provavelmente anos 1930 (Autor desconhecido).
ABAIXO: Ponte ferroviária e metálica próxima
à estação de Encao, abandonada desde o ano de
1971 e que quase foi sucateada. Foi salva pela ABPF da região.
A ponte é de origem alemã, produto do consórcio Vereinigte Maschinenfabrik
Augsburg und Maschinenbau Geselschaft Nürnberg AG - Zweiganstaldt
- tendo sido edificada pela Construtora Bachstein & Kopell em 1908
(Foto Luiz Carlos Henckels em 26/6/2014)
do
Itajaí. Passando pela Estação do Encano, nem ao menos se dignou a
dar o último apito, porém ao cruzar a ponte de ferro de Encano, dois
apitos curtos marcaram sua passagem. E foi só. Quem sabe, estivesse
aí a pedir-nos que preservassem este momento para conhecimento de
futuras gerações" (Luiz Carlos Henkels - coordenador e
administrador da ABPF Regional em: Wittmann, Angelina C.R.- A estrada
de ferro no Vale do Itajaí - Ed. EDIFURB- 2001, págs 71 e 72).
Desativada em 1971 com a supressão do tráfego na ferrovia,
foi finalmente demolida em 1982, por um invasor do pátio da estação,
depois de ser seguidamente invadida por vândalos e posseiros.
Era a última estação ainda remanescente construída pelo citado engenheiro.
(Fontes: Marcelo Frotscher; Luiz Carlos Henkels; Angelina
C. R. Wittman: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí, 2001;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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À esquerda, a estação de
Encano, em foto por volta de 1910, aparecendo à sua frente
o seu agente ferroviário na época, Rodolfo Sprengel.
Foto extraída do livro A Estrada de Ferro no Vale
do Itajaí, de Angelina Wittman, p. 56 |
A estação do Encano, possivelmente anos 1930.
Autor deseconhecido |
A estação em 1977. Acervo Luiz Carlos Henkels |
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Atualização:
23.08.2014
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