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E.
F. Santa Catarina (1954-1971) |
ENGENHEIRO
VEREZA
Município
de Itajaí, SC |
Linha-tronco
- km 9,690 (1960) |
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SC-1747 |
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Inauguração: 18.12.1954 |
Uso atual: museu |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1954?
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HISTORICO
DA LINHA: A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital
alemão em 1909, ligando Blumenau a Hansa, com a intenção
de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em
construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste).
Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí,
avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e
em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento.
Em 1954, prolongara sua linha até o litorial, em Itajaí,
mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela
RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971.
Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade.
Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da
antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação
de trilhos e o esforço de gente dedicada. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Engenheiro Vereza, homenagem ao
chefe da obra da E. F. Santa Catarina, Engenheiro Telasco Vereza,
no bairro de Itaipava, em Itajaí, foi inaugurada
em 1954. Segundo se conta, a sua construção demorou
anos, iniciando-se no final dos anos 1920, com o anúncio do
início das obras do prolongamento da ferrovia de Blumenau
a Itajaí, e teria sido terminada em 1947. A inauguração
e o primeiro trem correram apenas em 1954, quando o prolongamento
foi finalmente aberto. A estação ferroviária
de Engenheiro Vereza prestou grande serviço às comunidades
do interior, que utilizavam o telégrafo e o telefone da estação
ACIMA: (esquerda) Restos de uma ponte da ferrovia,
abandonada no meio do mato a cerca de 2 km da estação.
(direita) Casa ferroviária ao lado da estação,
também reformada (Fotos Nilo Sérgio Krieger).
durante as enchentes, comuns na região, para se comunicar
com outros lugares. Além disso, a estrada de ferro, que interligava
as estações da cidade de Itajaí, servia de refúgio
para pessoas e animais ilhados nos diversos locais das redondezas,
pois os trilhos ficavam acima da marca da enchente de 1911, a maior
que ocorrera na região. Desativada em 1971, descaracterizada
com o tempo, foi finalmente cedida pela Prefeitura de Itajaí
para a Fundação Genésio Miranda Lins para
a instalação, ali, do museu Etno-Arqueológico
(ou Museu da Memória Indígena) da cidade, estando em
2005 em reforma. Em dezembro de 2008, reforma já pronta, a
ex-estação está bonita, mas descaracterizada.
(Fontes: Guia Geral de Estradas de Ferro de 1960; Museu Histórico
de Itajaí; Claudio Vereza; Nilo Sérgio Krieger, 2008) |
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A estação em 2004. Foto do site www.camboriunews.com.br |
A estação, já reformada, em 27/12/2008.
Foto Nilo S. Krieger |
A estação, já reformada, em 27/12/2008.
Foto Nilo S. Krieger |
A estação, já reformada, em 27/12/2008.
Foto Nilo S. Krieger |
A estação, já reformada, em 27/12/2008.
Foto Nilo S. Krieger |
A estação, já reformada, em 27/12/2008.
Foto Nilo S. Krieger |
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Atualização:
29.12.2008
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