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VXY Mogiana em MG
Indice
Estações de Sta Catarina
...
Itajaí
Engenheiro Vereza
Ilhota
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1987
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E. F. Santa Catarina (1954-1971)
ENGENHEIRO VEREZA
Município de Itajaí, SC
Linha-tronco - km 9,690 (1960)   SC-1747
  Inauguração: 18.12.1954
Uso atual: museu   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1954?
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909, ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de gente dedicada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Vereza, homenagem ao chefe da obra da E. F. Santa Catarina, Engenheiro Telasco Vereza, no bairro de Itaipava, em Itajaí, foi inaugurada em 1954. Segundo se conta, a sua construção demorou anos, iniciando-se no final dos anos 1920, com o anúncio do início das obras do prolongamento da ferrovia de Blumenau a Itajaí, e teria sido terminada em 1947. A inauguração e o primeiro trem correram apenas em 1954, quando o prolongamento foi finalmente aberto. A estação ferroviária de Engenheiro Vereza prestou grande serviço às comunidades do interior, que utilizavam o telégrafo e o telefone da estação

ACIMA: (esquerda) Restos de uma ponte da ferrovia, abandonada no meio do mato a cerca de 2 km da estação. (direita) Casa ferroviária ao lado da estação, também reformada (Fotos Nilo Sérgio Krieger).
durante as enchentes, comuns na região, para se comunicar com outros lugares. Além disso, a estrada de ferro, que interligava as estações da cidade de Itajaí, servia de refúgio para pessoas e animais ilhados nos diversos locais das redondezas, pois os trilhos ficavam acima da marca da enchente de 1911, a maior que ocorrera na região.
Desativada em 1971, descaracterizada com o tempo, foi finalmente cedida pela Prefeitura de Itajaí para a Fundação Genésio Miranda Lins para a instalação, ali, do museu Etno-Arqueológico (ou Museu da Memória Indígena) da cidade, estando em 2005 em reforma. Em dezembro de 2008, reforma já pronta, a ex-estação está bonita, mas descaracterizada. (Fontes: Guia Geral de Estradas de Ferro de 1960; Museu Histórico de Itajaí; Claudio Vereza; Nilo Sérgio Krieger, 2008)
     

A estação em 2004. Foto do site www.camboriunews.com.br

A estação, já reformada, em 27/12/2008. Foto Nilo S. Krieger

A estação, já reformada, em 27/12/2008. Foto Nilo S. Krieger

A estação, já reformada, em 27/12/2008. Foto Nilo S. Krieger

A estação, já reformada, em 27/12/2008. Foto Nilo S. Krieger

A estação, já reformada, em 27/12/2008. Foto Nilo S. Krieger
     
Atualização: 29.12.2008
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.