|
|
E. F. Santa Catarina
(1954-1971) |
ITAJAÍ
Município de Itajaí, SC |
Linha-tronco - km 0 (1960) |
|
SC-1748 |
Altitude: 2 m |
|
Inauguração: 18.12.1954 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1954 (já demolida) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909,
ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar
com a linha Itararé-Uruguai, então em construção,
próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o
Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente,
chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958,
jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua
linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente
para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária
desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois,
sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar
pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do
Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de
gente dedicada. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Itajaí foi inaugurada em 1954 passando a ser o ponto
inicial da linha - km 0. A foto abaixo, no entanto, está no
site da Prefeitura local como sendo o da inauguração
da estação... a 6 de setembro de 1952. Teria havido
uma inauguração simbólica anterior ou a data
estará errada? 1954 é a data que consta no Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 e também confirmada
por historiadores da região.
Na verdade, a linha até Itajaí demorou demais
para ser aberta: em 1954, o transporte de madeiras para o porto jé
era bem menor que nos anos 1930. O primeiro
ano de funcionamento da ferrovia até Itajaí registrou
queda nesse transporte em relação ao transporte geral
que já havia por via rodoviária. E assim foi até
o fechamento da ferrovia e da estação junto ao porto.
Desativada em 1971, a estação foi demolida.
"A estação de Itajaí não existe mais. Todo o pátio, que ficava
no bairro Fazenda na atualidade é de um grande supermercado. Aliás,
Itajaí, em razão do grande crescimento urbanístico
tratou logo de apagar as marcas da ferrovia. Hoje
para achar vestígios por lá o camarada tem que ter um olho clínico
muito bom" (Luiz Carlos Henkels, 04/2008).
O prédio da estação de Itajaí, situada no bairro Fazenda
(no porto?) era uma construção provisória de
madeira e assim ficou até sua desativação - não
durou mais do que 17 anos ativa.
ACIMA: Inauguração da estação
de Itajaí, em foto supostamente de 6 de setembro de 1952. A
data de 1954, oficial, estaria correta? A estação teria
sido inaugurada somente com um trem simbólico dois anos antes?
(Foto http://150anos.itajai.sc.gov.br).
ACIMA: Do alto do
morro da Cruz, um trem da EFSC ruma no sentido de Itajaí. Segundo
o sr. Dagoberto, trata-se de um comboio trazendo madeira. Sem data (Acervo Dagoberto
Blaese Jr.)
ACIMA: No pátio da estação
de Itajaí, anos 1970, talvez até com o pátio
já desativado, a locomotiva 109, oriunda da Estrada de Ferro
de Goiás posa com o morro ao fundo. "A locomotiva 109,
rodagem 4-6-0, ano 1.947, veio para a EFSC juntamente com a 108, por
volta de 1964, mas efetivamente começou a rodar em 1967, puxando os
trens mistos. Era a nossa Pequena Notável", pois tinha uma
força tremenda apesar do tamanho. O apito era o autêntico 'PIUÍÍÍÍÍ'.
Nesta foto ela já está bem judiada, já que, ao apagar das luzes, não
havia mais investimentos nem para retocar o branco da chaminé e da
tampa da caixa de fumaça e muito menos para retocar o vermelho e o
friso branco das rodas. Mesmo assim, a 109 era uma das locomotivas
que estava em melhor forma ao final das atividades da ferrovia em
março de 1971" (Relato: Luiz Carlos Henkels. Foto: Guido
Mota - acervo Marcelo Lordeiro).
ACIMA: Foto de Itajaí
por volta de 1970. Seria aquele edifício quase ao centro da
fotografia a estação? (Autor desconhecido).
(Fontes: Luiz Carlos Henkels; Dagoberto Blaese Jr.;
Marcelo Lordeiro; acervo Guido Mota; http://150anos.itajai.sc.gov.br;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação no dia de sua inauguração
(1954). De madeira. Autor desconhecido. Do Facebook. |
Locomotiva no porto de Itajaí, ao lado do que pode ser
a estação ferroviária (Acervo Porto de
Itajaí) |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.04.2022
|
|