A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice
Estações de Sta Catarina
...
Blumenau-velha
Itoupava Seca
Salto Weissbach
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Santa Catarina (1909-1971)
ITOUPAVA SECA
Município de Blumenau, SC
Linha-tronco - km 51,500 (1960)   SC-1750
Altitude: 15 m   Inauguração: 03.03.1909
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909, ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de gente dedicada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itoupava Seca foi inaugurada com a linha, em 1909.

Foi desativada em 1971 com a supressão do tráfego na ferrovia. Ficava perto das oficinas da EFSC. Foi demolida.

"(Numa) quinta-feira de manhã, um fragmento do símbolo do triunfo econômico do Vale, despedaçado ao poucos após a desativação da ferrovia em março de 1971, foi encontrado durante as obras do esgoto. Oculto sob meio metro de macadame, terra e asfalto da Rua Adolfo José dos Santos, Bairro Itoupava Seca, pelo menos 50 metros da ferrovia permanecem intactos. Os operários escavavam uma vala para a implantação dos tubos quando atingiram uma placa e dois pregões que estavam anexados à madeira dos trilhos. Os trilhos compuseram a antiga Oficina da Rede Ferroviária da Itoupava Seca, atrás do campus 2 da Furb. Local onde as locomotivas recebiam reparos, ficavam estacionadas ou faziam as manobras de retorno. Dali, os caminhos expandiam-se pela Rua São Paulo, onde havia a Estação Itoupava Seca, e se dividiam entre a atual Avenida Martin Luther, a quem seguisse para o Litoral, e a Rua Bahia, rumo ao Alto Vale" (Cristian Weiss, Jornal de Santa Catarina, 2/6/2011).


ACIMA: As oficinas em Itoupava Seca, sem data (Autor desconhecido).
ACIMA: À frente da Locomotiva, à direita da foto, a cobertura da estação de Itoupava Seca (Autor e data desconhecidas).

ACIMA: A ponte ferroviária sobre o Ribeirão do Tigre, próxima à estação de Itoupava Seca, ainda existe, abandonada mas bela (Foto Angelina Wittman, 2013).

(Fontes: Angelina C. R. Wittman: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí, 2001)
     

A estação, por volta de 1910
     
     
Atualização: 07.12.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.