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E. F. Santa Catarina
(1933-1971) |
MATADOR
Município de Rio do Sul, SC |
Linha-tronco - km 139,700 (1960) |
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SC-1773 |
Altitude: 337 m |
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Inauguração: 17.12.1933 |
Uso atual: oficinas da ABPF (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909,
ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar
com a linha Itararé-Uruguai, então em construção,
próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o
Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente,
chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958,
jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua
linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente
para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária
desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois,
sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar
pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do
Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de
gente dedicada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Matador foi inaugurada em 1933, quatro anos depois da inauguração
do trecho Subida-Lontras. A data de inauguração
desta estação e de Rio do Sul, seis quilômetros
à frente, foi de cerca de dez dias.
A estação
foi desativada em 1971 com a supressão do tráfego na
ferrovia. O local onde ficava a estação se chama hoje
Bela Aliança.
Os trilhos foram recolocados recentemente
pela ABPF próximos à estação no antigo
leito numa tentativa de reativação da ferrovia naquele
trecho.
Em outubro de 2004 foi iniciada a restauração
da estação, para ser o Museu
Dinâmico da E. F. Santa Catarina. O pátio
foi cercado e houve melhorias na organização
das linhas no pátio. Finalmente, o museu foi ser
inaugurado em 25 de maio de 2009, segundo convite recebido da ABPF.
Em 2019 funcionava como oficina da ABPF. Não sei se o museu se manteve.
ACIMA: A estação de Matador, em janeiro
de 2008, já com o trem da ABPF em sua plataforma, renasce das
cinzas (Foto Luiz Carlos Henkels).
(Fontes: Alcides Goularti Filho; Luiz Carlos Henkels;
Angelina C. R. Wittman: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí,
2001; Guias Levi, 1932-1972; TREMTUR/ABPF: Projeto de reimplantação
da estrada de ferro Santa Catarina; ABPF: Boletim Informativo, jan/jun
2005; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação de Matador, anos 1930. Autor desconhecido |
Estação de Matador em 13/6/1989. Foto Luiz Carlos
Henkels |
A estação, ao fundo, em 09/1999. Os trilhos foram
recolocados pela ABPF juntamente com os carros. Foto TREMTUR/ABPF |
A estação em maio de 2008. Foto Alcides Goularti
Filho |
A estação como oficina em abril de 2019. Foto Vitor Hugo Zapani Langaro
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Atualização:
07.11.2019
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