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Matador
Rio do Sul
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Santa Catarina (1933-1971)
MATADOR
Município de Rio do Sul, SC
Linha-tronco - km 139,700 (1960)   SC-1773
Altitude: 337 m   Inauguração: 17.12.1933
Uso atual: oficinas da ABPF (2019)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909, ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de gente dedicada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Matador foi inaugurada em 1933, quatro anos depois da inauguração do trecho Subida-Lontras. A data de inauguração desta estação e de Rio do Sul, seis quilômetros à frente, foi de cerca de dez dias.

A estação foi desativada em 1971 com a supressão do tráfego na ferrovia. O local onde ficava a estação se chama hoje Bela Aliança.

Os trilhos foram recolocados recentemente pela ABPF próximos à estação no antigo leito numa tentativa de reativação da ferrovia naquele trecho.

Em outubro de 2004 foi iniciada a restauração da estação, para ser o Museu Dinâmico da E. F. Santa Catarina. O pátio foi cercado e houve melhorias na organização das linhas no pátio. Finalmente, o museu foi ser inaugurado em 25 de maio de 2009, segundo convite recebido da ABPF.

Em 2019 funcionava como oficina da ABPF. Não sei se o museu se manteve.


ACIMA: A estação de Matador, em janeiro de 2008, já com o trem da ABPF em sua plataforma, renasce das cinzas (Foto Luiz Carlos Henkels).

(Fontes: Alcides Goularti Filho; Luiz Carlos Henkels; Angelina C. R. Wittman: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí, 2001; Guias Levi, 1932-1972; TREMTUR/ABPF: Projeto de reimplantação da estrada de ferro Santa Catarina; ABPF: Boletim Informativo, jan/jun 2005; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Matador, anos 1930. Autor desconhecido

Estação de Matador em 13/6/1989. Foto Luiz Carlos Henkels

A estação, ao fundo, em 09/1999. Os trilhos foram recolocados pela ABPF juntamente com os carros. Foto TREMTUR/ABPF

A estação em maio de 2008. Foto Alcides Goularti Filho

A estação como oficina em abril de 2019. Foto Vitor Hugo Zapani Langaro
 
     
Atualização: 07.11.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.