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E. F. Santa Catarina
(1919-1965) |
SUBIDA
Município de Apiúna, SC |
Linha-tronco - km 111,800 (1960) |
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SC-1770 |
Altitude: 115 m |
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Inauguração: 01.07.1919 |
Uso atual: moradia (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909,
ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar
com a linha Itararé-Uruguai, então em construção,
próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o
Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente,
chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958,
jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua
linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente
para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária
desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois,
sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar
pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do
Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de
gente dedicada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Subida foi inaugurada em 1919, dez anos depois da inauguração
da ferrovia.
Com a extensão do trecho até Victor
Konder (Riachuelo), em 1929, o trecho entre Subida
e Hammonia (Ibirama), passou a ser um ramal, o ramal
de Subida, cuja intenção era alcançar a linha
do São Francisco, da RVPSC, fato que nunca aconteceu. Na
verdade, a continuação do tronco era um forte aclive,
onde em 21 km subiam-se 219 metros.
"Mediante a necessidade de levar a ferrovia
para o Alto Vale do Itajaí, em 1923 o então diretor Joaquim de Souza
Breves Filho, decidiu partir com a nova variante a partir da estação
de Subida, que já fora edificada em 1919. A partir dali era mais cômodo,
com menor aclividade a "subida da serra". Este novo trecho para Rio
do Sul, também seguiria a margem direita do Rio Itajaí, mas num plano
mais elevado que a linha para Hansa, portanto, de Subida em diante,
durante sete quilômetros as duas linhas seguiam paralelas, mas em
altitudes diferentes. Como muitas vezes as composições saíam de Subida
ao mesmo tempo, ficou famoso o fato da composição que ia para Hansa, "jogar fumaça" na composição
que ia para Rio do Sul. As equipes dos dois trens jogavam uma disfarçada
corrida para ver quem chegava antes na confluência dos rios, mas,
um dos maquinistas do ramal, chamado Pedro dos Santos, muito zeloso,
andava muito devagar, para desespero do foguista que queria ganhar
a corrida com o "trem de cima", quando então lhe berrava... "Dá mais
um dente, "seu Pedro"... tá parando seu Pedro... dá mais um dente...,
no caso referindo-se à alavanca da marcha da locomotiva. Este caso
ficou famoso entre os ferroviários" (Luiz Carlos Henkels,
2008).
Em Subida, em uma parada
mais demorada do trem, degustavam-se os deliciosos pastéis, cucas
e o saboroso e requintado pão com manteiga e mortadela. Também se
fazia o abastecimento d'água e engraxava-se as braçagens e bronzinas
da locomotiva.
A estação foi desativada em 1971, seis anos depois da supressão
do tráfego no ramal que a ligava a Ibirama (seg. o DD-418 da RFFSA em 21/10/1965).
"A foto da estação de Subida (ao pé da página) é
de 1992. Ela está invadida (invasão autorizada), desde a época da
paralisação da EFSC. Seu estado é muito precário, pois os moradores
estão demolindo-a aos poucos. Na época da foto, os armazéns estavam
sendo demolidos, e foram abaixo em 1993. Em 2003, foi a vez daquelas
duas casinhas que aparecem bem à frente da foto. Resta em pé
a parte da estação onde ficava a administração, que também
é a parte mais antiga" (Luiz Carlos Henkels, 10/2004).
Em 2019, a ex-estação continuava servindo como moradia.
ACIMA: Finalização da estação de Subida, em 1927. Parece ser um novo prédio para a estação, se a data de 1927 estiver correta, pois atribui-se a data de 1919 como a data de inauguração da estação (Foto Bolinha).
ACIMA: Na estação de Subida, o trem da
EFSC (acervo Johnny Sandro Henschel - sem data).
(Fontes: Luiz Carlos Henkels; Johnny
Sandro Henschel; Alcides Goularti Filho; Angelina C. R. Wittman:
A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí, 2001; Guias Levi, 1932-1972;
TREMTUR/ABPF: Projeto de reimplantação da estrada de
ferro Santa Catarina; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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A estação em 1992. Foto Luiz Carlos Henkels, do
Projeto de reimplantação da estrada de ferro Santa
Catarina (TREMTUR/ABPF) |
A estação em 5/2008, semi-escondida pela árvore.
Foto Alcides Goularti Filho |
A estação em abril de 2019. Foto Vitor Hugo Zapani Langaro |
A estação em abril de 2019. Foto Vitor Hugo Zapani Langaro |
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Atualização:
24.02.2023
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