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E. F. Tereza Cristina
(1940-2012) |
CAPIVARI
DE BAIXO (CAPIVARI)
Município de Capivari de Baixo, SC |
Linha-tronco - km 46,759 (1960) |
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SC-3782 |
Altitude: 17 m |
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Inauguração: 1940 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Dona
Teresa Cristina foi aberta por uma empresa inglesa em 1884 ligando
o porto de Imbituba às minas de carvão de Lauro Müller.
A ferrovia passou para o Governo da República em 1903 e foi
arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande em 1910. Em 1918
o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira Carbonífera
de Araranguá. Com a construção de um ramal a
partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma, em 1919,
e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos poucos
o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco, transformando
o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal. Em 1940, a estrada
passou a ser administrada novamente pelo Governo Federal, que em 1957
a colocou como uma das subsidiárias da recém-criada
RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa Cristina desaparece
e ela se transforma numa das Superintendências Regionais da
RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma empresa privada,
que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa Cristina. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Capivari de Baixo foi inaugurada em 1940. É também
chamada somente de Capivari.
O prédio original de 1940
já foi demolido. Atualmente existe (não sei se no mesmo local)
um prédio de arquitetura bem vagabunda com o símbolo
da FTC, atual concessionária (ver foto ao pé da página).
Junto ao pátio da estação existia o "lavador"
de carvão da CSN, onde foi construída a Usina Termoelétrica Jorge
Lacerda.
ACIMA: Complexo de lavagem de carvão da CSN
em Capivari de Baixo (Data e autor desconhecidos).
ACIMA: estação nos anos 1940 (Revista Brasil Constrói).
(Fontes: Ricardo Boppré; Sergio Romano;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Revista Brasil Constrói)
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Estaçãoi de Laguna em 1951. Revista Brasil Constrói |
A estação, talvez anos 1940-50. Extraída
de um vídeo de Ricardo Boppré |
A estação abandonada mas ainda de pé. Sem
data. Extraída de um vídeo de Ricardo Boppré |
A estação nova e atual por volta de 2010. Autor desconhecido |
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Atualização:
17.11.2022
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