|
|
E. F. Tereza Cristina
(1919-2015) |
JAGUARUNA
Município de Tubarão, SC |
Linha-tronco - km 68,794 (1987) |
|
SC-1765 |
Altitude: 9 m |
|
Inauguração: 01.1919 |
Uso atual: Em meio a uma feira de produtos agrícolas (2019) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Dona
Teresa Cristina foi aberta por uma empresa inglesa em 1884 ligando
o porto de Imbituba às minas de carvão de Lauro Müller.
A ferrovia passou para o Governo da República em 1903 e foi
arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande em 1910. Em 1918
o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira Carbonífera
de Araranguá. Com a construção de um ramal a
partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma, em 1919,
e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos poucos
o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco, transformando
o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal. Em 1940, a estrada
passou a ser administrada novamente pelo Governo Federal, que em 1957
a colocou como uma das subsidiárias da recém-criada
RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa Cristina desaparece
e ela se transforma numa das Superintendências Regionais da
RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma empresa privada,
que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa Cristina. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Jaguaruna foi inaugurada em 1919.
Ainda em 2021 à beira da linha, a estação continuava de pé e sem
função para ela . Entretanto, estava bem conservada,
e com uso desconhecido para mim.
A FTC construiu um pátio de cruzamento chamado de Retiro, localizado entre Jaguaruna e Morro Grande (bem próximo ao aeroporto de Jaguaruna) para retirar os desvios dessas estações e não atrapalhar as passagens de nível localizadas nos centros devido as manobras dos trens carregados de carvão.
Como curiosidade, a rodoviária há anos não tem ônibus algum, a estação não tem trens de passageiros, não existem ônibus municipais e em 4 dias não vi ônibus intermunicipais na cidade. Mas a cidade tem um aeroporto muito bom que possui dois vôos diários regulares para São Paulo.
ACIMA:
Trens de passageiros em Jaguaruna, em 1955 (acervo Gentil Reinaldo).
ACIMA: O trem turistico de Tubarão
passa ao lado da estação de Jaguaruna, em agosto de
2008. Foto Caio Flavio Jacobus).
ACIMA: Antiga casa do chefe de estação, hoje um pequeno museu (Foto Luis Caratin em 26/10/2021).
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1919 a 1970. Ao lado,
dois destes trens está junto à estação
de Jaguaruna, em 1955. Veja aqui horários
em 1955 (Guias Levi). |
(Fontes: Gentil Reinaldo; Caio Flávio
Jacobus; Carlos Latuff; RFFSA: Centenário da EFDTC, 1984) |
|
|
|
A estação ainda de madeira. Sem data. Autor desconhecido |
A estação ainda de madeira. Sem data. Autor desconhecido
|
A estação, provavelmente nos anos 1940. Foto de
folheto do centenário da ferrovia, 1984 |
A estação de Jaguaruna, em 2004. Foto Carlos Latuff |
A estação de Jaguaruna, em 2004. Notar o trenzinho
estilizado à frente. Foto Carlos Latuff |
A estação em 09/2019. Foto Vitor Hugo Langaro |
|
|
|
|
Atualização:
24.11.2021
|
|