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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D

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E. F. Tereza Cristina (1884-1981)
PEDRAS GRANDES
Município de Pedras Grandes, SC
Ramal de L. Müller - km 77,470 (1960)   SC-1763
Altitude: 39 m   Inauguração: 01.09.1884
Uso atual: museu municipal (2019)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Dona Teresa Cristina foi aberta por uma empresa inglesa em 1884 ligando o porto de Imbituba às minas de carvão de Lauro Müller. A ferrovia passou para o Governo da República em 1903 e foi arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande em 1910. Em 1918 o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira Carbonífera de Araranguá. Com a construção de um ramal a partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma, em 1919, e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos poucos o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco, transformando o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal. Em 1940, a estrada passou a ser administrada novamente pelo Governo Federal, que em 1957 a colocou como uma das subsidiárias da recém-criada RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa Cristina desaparece e ela se transforma numa das Superintendências Regionais da RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma empresa privada, que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa Cristina.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pedras Grandes foi inaugurada com a linha, em 1884. "Esta estação (Pedras Grandes) está destinada a servir à colônia Azambuja, distante para o sul cerca de duas léguas, e, no caso da construção de um ramal à localidade de Urussanga e ao fertilíssimo município de Araranguá (...)" (*Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, de Cyro Diocleciano Ribeiro Pessoa Jr., Imprensa Nacional, 1886).

"A ferrovia possui sete estações, Imbituba, Bifurcação, Laguna, Piedade, Pedras Grandes, Orleans e Minas, tendo (também) pontos de paradas (...) Todos os edifícios são de tijolos e pedras. Acha-se em estado regular. Tem armazéns em todas as estações exceto Bifurcação e Orleans (...)" (Relatório de 1887 apresentado por João Caldeira d'Alvarenga Messeder, engenheiro fiscal da estrada, ao Presidente da Província de Santa Catarina).

Mais tarde, o trecho entre a estação de Tubarão, estação construída posteriormente, e Lauro Müller passou a ser considerado um ramal, que tomou o nome da estação terminal. O ramal foi suprimido oficialmente em 02/12/1981, mas os trens de passageiros já haviam sido eliminados ainda na primeira metade dos anos 1970.

"A estação de Pedras Grandes, como pode se ver, está em bom estado de conservação e os trilhos que estão na fotos são de 'mentirinha', existentes somente defronte à estação" (Charles Antonio Simões, Tubarão, SC, 11/2006).

A estação era um museu municipal em 2019.

(Fontes: Charles Antonio Simões; João Caldeira d'Alvarenga Messeder: Relatório de 1887 apresentado ao Presidente da Província de Santa Catarina, 1887; Walter Zumblick: Teresa Cristina, A Ferrovia do Carvão, UFSC, 1987; Cyro Diocleciano Ribeiro Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1984; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 11/2006. Foto Charles Antonio Simões

A estação em 11/2006. Foto Charles Antonio Simões

A estação em 11/2006. Foto Charles Antonio Simões
     
     
Atualização: 24.09.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.