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E.
F. Tereza Cristina (1884-1981) |
PEDRAS
GRANDES Município
de Pedras Grandes, SC |
Ramal de
L. Müller - km 77,470 (1960) |
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SC-1763 |
Altitude: 39 m |
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Inauguração: 01.09.1884 |
Uso atual: museu municipal (2019) |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Dona Teresa Cristina foi aberta por uma empresa
inglesa em 1884 ligando o porto de Imbituba às minas de carvão
de Lauro Müller. A ferrovia passou para o Governo da República
em 1903 e foi arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande
em 1910. Em 1918 o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira
Carbonífera de Araranguá. Com a construção
de um ramal a partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma,
em 1919, e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos
poucos o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco,
transformando o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal.
Em 1940, a estrada passou a ser administrada novamente pelo Governo
Federal, que em 1957 a colocou como uma das subsidiárias da
recém-criada RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa
Cristina desaparece e ela se transforma numa das Superintendências
Regionais da RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma
empresa privada, que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa
Cristina. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Pedras Grandes foi inaugurada com
a linha, em 1884. "Esta estação (Pedras Grandes)
está destinada a servir à colônia Azambuja, distante
para o sul cerca de duas léguas, e, no caso da construção
de um ramal à localidade de Urussanga e ao fertilíssimo
município de Araranguá (...)" (*Estudo Descriptivo
das Estradas de Ferro do Brazil, de Cyro Diocleciano Ribeiro Pessoa
Jr., Imprensa Nacional, 1886).
"A ferrovia possui sete estações,
Imbituba, Bifurcação, Laguna, Piedade, Pedras Grandes,
Orleans e Minas, tendo (também) pontos de paradas (...) Todos
os edifícios são de tijolos e pedras. Acha-se em estado
regular. Tem armazéns em todas as estações exceto
Bifurcação e Orleans (...)" (Relatório
de 1887 apresentado por João Caldeira d'Alvarenga Messeder,
engenheiro fiscal da estrada, ao Presidente da Província de
Santa Catarina).
Mais tarde, o trecho entre a estação
de Tubarão, estação construída
posteriormente, e Lauro Müller passou a ser considerado
um ramal, que tomou o nome da estação terminal. O ramal
foi suprimido oficialmente em 02/12/1981, mas os trens de passageiros
já haviam sido eliminados ainda na primeira metade dos anos
1970.
"A estação
de Pedras Grandes, como pode se ver, está em bom estado de conservação
e os trilhos que estão na fotos são de 'mentirinha', existentes somente
defronte à estação" (Charles Antonio Simões,
Tubarão, SC, 11/2006).
A estação era um museu municipal em 2019.
(Fontes: Charles Antonio Simões; João
Caldeira d'Alvarenga Messeder: Relatório de 1887 apresentado
ao Presidente da Província de Santa Catarina, 1887; Walter
Zumblick: Teresa Cristina, A Ferrovia do Carvão, UFSC, 1987;
Cyro Diocleciano Ribeiro Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas
de Ferro do Brazil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-1984; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 11/2006. Foto Charles Antonio Simões |
A estação em 11/2006. Foto Charles Antonio Simões
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A estação em 11/2006. Foto Charles Antonio Simões
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Atualização:
24.09.2019
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