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VXY Mogiana em MG
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Estações de Sta Catarina


Mapa de 1924
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Sangão
Sangão Madalena
Maracajá
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Tereza Cristina (n/d-1970)
SANGÃO MADALENA
Município de Cresciúma, SC
Linha-tronco - km 126,500 (1960)   SC-4130
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Dona Teresa Cristina foi aberta por uma empresa inglesa em 1884 ligando o porto de Imbituba às minas de carvão de Lauro Müller. A ferrovia passou para o Governo da República em 1903 e foi arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande em 1910. Em 1918 o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira Carbonífera de Araranguá. Com a construção de um ramal a partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma, em 1919, e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos poucos o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco, transformando o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal. Em 1940, a estrada passou a ser administrada novamente pelo Governo Federal, que em 1957 a colocou como uma das subsidiárias da recém-criada RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa Cristina desaparece e ela se transforma numa das Superintendências Regionais da RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma empresa privada, que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa Cristina.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Sangão Madalena existia ainda em 1960. Não tenho a data de inauguração. O local é um bairro afastado no município de Maracajá.

Foi desativada em 31/10/1970, com a supressão do trecho Pinheirinho-Araranguá (*Revista Ferroviária, agosto 2000).

Em Sangão Madalena a parada  já não existe há muitos anos e as casas de turma foram demolidas; não sobrou nada da ferrovia. Em 2021, o local só podia ser alcançado por estradas de terra.

(Fonte: Luiz Rafael Caratin, 8/10/2021)
     
   
     
     
Atualização: 17.11.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.