|
|
E. F. Tereza Cristina
(n/d-1970) |
SANGÃO
MADALENA
Município de Cresciúma, SC |
Linha-tronco - km 126,500 (1960) |
|
SC-4130 |
Altitude: - |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Dona
Teresa Cristina foi aberta por uma empresa inglesa em 1884 ligando
o porto de Imbituba às minas de carvão de Lauro Müller.
A ferrovia passou para o Governo da República em 1903 e foi
arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande em 1910. Em 1918
o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira Carbonífera
de Araranguá. Com a construção de um ramal a
partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma, em 1919,
e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos poucos
o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco, transformando
o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal. Em 1940, a estrada
passou a ser administrada novamente pelo Governo Federal, que em 1957
a colocou como uma das subsidiárias da recém-criada
RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa Cristina desaparece
e ela se transforma numa das Superintendências Regionais da
RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma empresa privada,
que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa Cristina. |
|
A ESTAÇÃO: A parada de Sangão
Madalena existia ainda em 1960. Não tenho a data de
inauguração. O local é um bairro afastado no município de Maracajá.
Foi desativada em 31/10/1970, com a supressão do trecho Pinheirinho-Araranguá
(*Revista Ferroviária, agosto 2000).
Em Sangão Madalena a parada já não existe há muitos anos e as casas de turma foram demolidas; não sobrou nada da ferrovia. Em 2021, o local só podia ser alcançado por estradas de terra.
(Fonte: Luiz Rafael Caratin, 8/10/2021) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
17.11.2021
|
|