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Mapa de 1924
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Tereza Cristina (n/d)
VILA NOVA
Município de Imbituba, SC
Linha-tronco - km 4,366 (1987)   SC-3097
Altitude: 18 m   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Dona Teresa Cristina foi aberta por uma empresa inglesa em 1884 ligando o porto de Imbituba às minas de carvão de Lauro Müller. A ferrovia passou para o Governo da República em 1903 e foi arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande em 1910. Em 1918 o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira Carbonífera de Araranguá. Com a construção de um ramal a partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma, em 1919, e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos poucos o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco, transformando o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal. Em 1940, a estrada passou a ser administrada novamente pelo Governo Federal, que em 1957 a colocou como uma das subsidiárias da recém-criada RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa Cristina desaparece e ela se transforma numa das Superintendências Regionais da RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma empresa privada, que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa Cristina.
 
A ESTAÇÃO: Sem dados sobre a sua inauguração.

Em 1987, estava fechada, segundo o livro Teresa Cristina: A Ferrovia do Carvão, de Walter Zumblick, 1987.

Em 2017 já tinha sido demolida. Ficava nos fundos de onde hoje é uma loja de apetrechos para surf. Não sobrou nada.

(Fontes: Carlos Latuff; Teresa Cristina - A Ferrovia do Carvão, 1987; Mapa, 1924 - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
     
Atualização: 07.03.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.