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E. F. Vitória
a Minas (1907-) |
CALOJI
(antiga ITAPOCU)
Município de Serra, ES |
EFVM - km 35 (1960) |
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ES-3138 |
Altitude: 58 m |
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Inauguração: 01.08.1907 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Caloji (ou Calogi) foi inaugurada em 1907 com o nome
de Itapocu. Este nome foi alterado entre junho de 1947 e junho de 1948 para o atual.
Segundo Julio Nunes, em relato de 2011, "a estação de Calogi ficava a uma distancia de uns três quilômetros da antiga Itapocu, que a substituiu e foi demolida após a mudança de traçado na década de 1940. Inclusive cheguei a ver o local da construção que ficava na propriedade de um tio meu".
ACIMA: Cruzamento de trens de minério em 1948 (Acervo CVRD - Texto: João Bosco Setti e Eduardo Coelho).
ACIMA:
Mapa parcial do município de Serra e adjacências publicado
em 1958. A estação de Caloji aparece a noroeste, próxima
à divisa com o município de Santa Leopoldina. Notar
que há grande distância com a sede do município,
ao centro do mapa (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VI, 1958).
ACIMA: Mapa entre a região de Vitoria e as de Timbuí
(nova e velha) entre 1944 e 1948 mostrando as duas linhas: a nova (vermelha contínua) e a desativada (vermelho tracejado) nesse período - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Prof. Dr .André Simplicio Carvalho, UFMG)
ACIMA: Aqui ficava a estação de Caloji - reparar que há um acesso em terra à esquerda da linha (Foto Da Silva Jr em 23/07/2003).
(Fontes: João Bosco Setti; Eduardo Coelho; Prof. Dr. André Simplicio Carvalho, UFMG: https://journals.openedition. org/terrabrasilis/10282; IBGE: Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958; Guia Geral de Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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Carregamento de minério em Caloji, em 1950. Autor
desconhecido. |
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Atualização:
11.08.2023
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