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VXY Mogiana em MG

Indice de estações
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Relógio
Caloji
Timbuí
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A EFVM e suas estações em 1952

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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Vitória a Minas (1907-)
CALOJI (antiga ITAPOCU)
Município de Serra, ES
EFVM - km 35 (1960)   ES-3138
Altitude: 58 m   Inauguração: 01.08.1907
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Caloji (ou Calogi) foi inaugurada em 1907 com o nome de Itapocu. Este nome foi alterado entre junho de 1947 e junho de 1948 para o atual.

Segundo Julio Nunes, em relato de 2011, "a estação de Calogi ficava a uma distancia de uns três quilômetros da antiga Itapocu, que a substituiu e foi demolida após a mudança de traçado na década de 1940. Inclusive cheguei a ver o local da construção que ficava na propriedade de um tio meu".


ACIMA: Cruzamento de trens de minério em 1948 (Acervo CVRD - Texto: João Bosco Setti e Eduardo Coelho).
ACIMA: Mapa parcial do município de Serra e adjacências publicado em 1958. A estação de Caloji aparece a noroeste, próxima à divisa com o município de Santa Leopoldina. Notar que há grande distância com a sede do município, ao centro do mapa (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958).

ACIMA: Mapa entre a região de Vitoria e as de Timbuí (nova e velha) entre 1944 e 1948 mostrando as duas linhas: a nova (vermelha contínua) e a desativada (vermelho tracejado) nesse período - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Prof. Dr .André Simplicio Carvalho, UFMG)

ACIMA: Aqui ficava a estação de Caloji - reparar que há um acesso em terra à esquerda da linha (Foto Da Silva Jr em 23/07/2003).

(Fontes: João Bosco Setti; Eduardo Coelho; Prof. Dr. André Simplicio Carvalho, UFMG: https://journals.openedition. org/terrabrasilis/10282; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

     

Carregamento de minério em Caloji, em 1950. Autor desconhecido.
   
     
     
Atualização: 11.08.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.