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E. F. Vitória
a Minas (1904-) |
CONSELHEIRO
PENA (antiga LAJÃO)
Município de Lajão, MG (1908-1939)
Município de Conselheiro Pena, MG (1939-) |
EFVM - km 249 (1960) |
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MG-0217 |
Altitude: 123 m |
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Inauguração: 04.12.1908 |
Uso atual: estação de passageiros (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir
do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar
as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a
produção de café. Com enormes dificuldades ela
foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em
1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la
e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo
pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha
da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José
da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival
Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas,
a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Conselheiro Pena foi inaugurada em 1908 (Guia das Estradas de Ferro do Brasil, 1960), com o nome de Lajão.
Em priscas eras, uma enorme pedra (lage) sempre aparecia à direita de quem seguia pela margem direita do rio Doce em tempos de baixa das águas. Era um nome original, que desapareceu do nome do povoado em 1939, quando o local tornou-se município e um nome foi dado: o do ex-presidente da República, nos seus tempos de Conselheiro (deputado).
A mudança do nome deu-se (Guia Levi) entre 1941 e 1943. Porém, o anúncio da modificação de nomes foi publicado no jornal em 1939 (ver caixa abaixo, de 1939), ou seja, dois a quatro anos antes. Divergências deste tipo eram, inaxplicavelmente, comuns nesta ferrovia.
"Ésio Nascimento, 23 anos de Vale, é inspetor
geral ferroviário em Alegria. Iniciou sua carreira fazendo
o licenciamento de trens por telégrafo, como auxiliar de estação.
Ésio conta uma história pitoresca, que aconteceu quando
foi inaugurado o sistema de alto-falantes da Estação
de Conselheiro Pena. 'O agente deveria anunciar a saída do
trem e falar sobre o novo serviço e havia muita gente, políticos
e autoridades, presentes. Nervoso, ele encostou o microfone na boca
e acabou levando um choque. Com o susto, o mineirão gritou:
'Uai! Esse trem tá dando choque!'. Os passageiros apavorados
abandonaram os carros e foi um custo explicar o que havia acontecido
e fazer com que voltassem aos seus lugares" (Do site oficial
da CVRD - sem data).
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1924
AO LADO: Acidente com mortes
próximo à estação de Lajão
(O Estado de S. Paulo, 30/1/1924).
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1939
AO LADO: Mudança de
nome da estação de Conselheiro Penna em dezembro
de 1939 (O Estado de S. Paulo, 9/12/1939).
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ACIMA: Município (mapa parcial) de Conselheiro Pena nos anos 1950, vendo-se a estação da sede e a do bairro de Barra do Cuietê, esta a noroeste e na divisa municipal com Tumiritinga (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1959, vol.. XXV, p. 509).
(Fontes: Marcos Zeituni, 2003; Adriano Martins, 2004; Silvio Rizzo, 2005; CRVD: Site oficial, sem data; O Estado de S. Paulo, 1924 e 1936; Guia Levi, 1917-1984; Guia das Estradas de Ferro do Brasil, 1960); IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1959, vol. XXV, p. 509). |
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A estação em 2003. Foto Marcos Zeituni |
A estação em 2004. Foto Adriano Martins |
A estação em 2005. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
17.11.2022
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