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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Antonio Vitorino
Conselheiro Pena
Adelicio Nascimento
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1904-)
CONSELHEIRO PENA (antiga LAJÃO)
Município de Lajão, MG (1908-1939)
Município de Conselheiro Pena, MG (1939-)
EFVM - km 249 (1960)   MG-0217
Altitude: 123 m   Inauguração: 04.12.1908
Uso atual: estação de passageiros (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Conselheiro Pena foi inaugurada em 1908 (Guia das Estradas de Ferro do Brasil, 1960), com o nome de Lajão.

Em priscas eras, uma enorme pedra (lage) sempre aparecia à direita de quem seguia pela margem direita do rio Doce em tempos de baixa das águas. Era um nome original, que desapareceu do nome do povoado em 1939, quando o local tornou-se município e um nome foi dado: o do ex-presidente da República, nos seus tempos de Conselheiro (deputado).

A mudança do nome deu-se (Guia Levi) entre 1941 e 1943. Porém, o anúncio da modificação de nomes foi publicado no jornal em 1939 (ver caixa abaixo, de 1939), ou seja, dois a quatro anos antes. Divergências deste tipo eram, inaxplicavelmente, comuns nesta ferrovia.

"Ésio Nascimento, 23 anos de Vale, é inspetor geral ferroviário em Alegria. Iniciou sua carreira fazendo o licenciamento de trens por telégrafo, como auxiliar de estação. Ésio conta uma história pitoresca, que aconteceu quando foi inaugurado o sistema de alto-falantes da Estação de Conselheiro Pena. 'O agente deveria anunciar a saída do trem e falar sobre o novo serviço e havia muita gente, políticos e autoridades, presentes. Nervoso, ele encostou o microfone na boca e acabou levando um choque. Com o susto, o mineirão gritou: 'Uai! Esse trem tá dando choque!'. Os passageiros apavorados abandonaram os carros e foi um custo explicar o que havia acontecido e fazer com que voltassem aos seus lugares" (Do site oficial da CVRD - sem data).

1924
AO LADO:
Acidente com mortes próximo à estação de Lajão (O Estado de S. Paulo, 30/1/1924).

1939
AO LADO:
Mudança de nome da estação de Conselheiro Penna em dezembro de 1939 (O Estado de S. Paulo, 9/12/1939).
ACIMA: Município (mapa parcial) de Conselheiro Pena nos anos 1950, vendo-se a estação da sede e a do bairro de Barra do Cuietê, esta a noroeste e na divisa municipal com Tumiritinga (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1959, vol.. XXV, p. 509).

(Fontes: Marcos Zeituni, 2003; Adriano Martins, 2004; Silvio Rizzo, 2005; CRVD: Site oficial, sem data; O Estado de S. Paulo, 1924 e 1936; Guia Levi, 1917-1984; Guia das Estradas de Ferro do Brasil, 1960); IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1959, vol. XXV, p. 509).
     

A estação em 2003. Foto Marcos Zeituni

A estação em 2004. Foto Adriano Martins

A estação em 2005. Foto Silvio Rizzo
     
     
Atualização: 17.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.