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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Tamanduá
Frederico Sellow
Boachat
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1912-)
FREDERICO SELLOW
(antiga CACHOEIRA ESCURA)
Município de Belo Oriente, MG
EFVM - km 416 (1960)   MG-3137
Altitude: 210 m   Inauguração: 30.12.1912
Uso atual: estação de passageiros (2002)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cachoeira Escura foi inaugurada em 1912. A construção da estrada ficou parada ali por algum tempo, não somente por falta de dinheiro, mas, seis anos depois, também devido à epidemia de gripe espanhola, em 1918.

Até pelo menos os anos 1940, a ligação entre a localidade e a maior cidade da região (Governador Valadares) só podia ser feita pela ferrovia.

No intervalo entre 1960 e 1962, passou a se chamar Frederico Sellow (Guia Levi), em uma homenagem a um naturalista alemão que fez diversas viagens ao Brasil.

O prédio atual não é o original. Próxima a ele fica a fábrica da Cenibra (celulose e papel) e a cachoeira Escura, ainda mantendo o nome, também ainda está por ali.

1923
AO LADO:
Crimes na estação de Cachoeira Escura. (O Estado de S. Paulo, 31/1/1923).

1940
AO LADO: Na discussão existente nesta época sobre a ligação do Sul com o Norte do Brasil por rodovia, o trecho de Cachoeira Escura a Figueira (hoje Goverrnador Valadares) era impossível de ser feito por rodovia e somente podia ser feito pela ferrovia (O Estado de S. Paulo, 30/11/1940).

ACIMA
: A estação ainda com o nome de Cachoeira Escura, foto sem data).


ACIMA: Mapa do municipio de Mesquita, com suas três estações (Cachoeira Escura e Tamanduá) à beira do rio Doce e todas bastante longe da sede do municipio Já a estação de Boachat não aparece. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O MAPA EM MAIOR TAMANHO) (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).


ACIMA: Localização da estação de Frederico Sellow, às margens do rio Doce - pode-se ver o pátio bem no centro da foto, junto À linha (Google Maps, dezembro de 2016).

(Fontes: Adriano Martins, 2004; Felipe Medeiros, 2011; Alex de Lima, 2013; O Estado de S. Paulo, 1923; Google Maps, 2016; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi (1917-1984).
     

A estação em 07/2004. Foto Adriano Martins

A estação e o trem em 25/05/2011. Foto Felipe Medeiros

A estação em 27/4/2013. Foto Alex de Lima
     
     
Atualização: 05.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.