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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Engenheiro Louis Ensch
Governador Valadares
Paulo Zeni
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1965
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1910-)
GOVERNADOR VALADARES
(antiga FIGUEIRA)
Município de Governador Valadares, MG
EFVM - km 330 (1960)   MG-1689
Altitude: 165 m   Inauguração: 15.08.1910
Uso atual: estação de passageiros (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1940?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Governador Valadares foi inaugurada em 1910 com o nome do então distrito, Figueira.

"No dia 15 de agosto de 1910, a máquina de número 1 entrou em Figueira e, com a inauguração da estrada de ferro, a cidade do futuro nunca mais parou. A festa foi no Hotel dos Pappi. Quando inauguraram a estrada de ferro, não havia ainda estação. Veio um carro pequeno, o carro do médico. Foi ele que serviu de estação. O carro do Dr. Serafim. Da estação até o Hotel dos Pappi, o chão foi forrado com folhas. Depois, como se não quisessem as folhas, mandaram-nos tirá-las e banharam o chão com cerveja Brahma. Era a estrada de ferro Vitória-Diamantina (OTAVIANO FABRI, citado por SOARES, 1983, p. 30).

Em 1910, então, o negócio já era só para a Figueira, porque pra baixo não tinha mais necessidade de fazer transporte de canoas porque a estrada de ferro fazia. Trazia toda a mercadoria e levava também os comboios de mercadorias. Aí já começou, em vez de sair toucinhos salgados de dentro das canoas suscitou a subida nos vagões (EMÍDIO CIPRIANO, comerciante, na ativa, 74 anos).

Figueira vive os prenúncios de um novo tempo: o tempo moderno, da vitória do mecanismo sobre a natureza. Um tempo e um espaço recriados, num ritmo muito rápido, quando comparado ao das tropas e das canoas. Um novo tempo se instaura em Figueira: o tempo dos relógios, dos horários de embarque e desembarque. Mas Figueira ainda viverá dois tempos: o tempo das tropas que continuam marchando do centro até Figueira e o tempo da máquina que se dirige para o litoral. Havia o suíno. Era um transporte lento, os suínos viajavam da seguinte forma: no 1º dia em média 10 km, iam aumentando aos poucos, chegando até 2 km. Os animais não podiam estar muito gordos, senão dificilmente se locomoviam. Lembro-me de que meu saudoso pai, o Zé Paca, lá no Santana do Onça, hoje Coroaci, dedicava-se a criar suínos. Comprava, invernava durante alguns meses e quando atingiam a meio-engorda, tocava-os para Figueira do Rio Doce e embarcava-os pela estrada de ferro Vitória-Itabira para as várias localidades, em direção ao Espírito Santo. Isso quando não conseguia vendê-los aqui mesmo, na Figueira. Eu mesmo, aos 10 anos, aqui vim ajudando, sendo o meu trabalho de chamar porcos. Esse trabalho consistia em colocar dois bornais de couro no ombro e seguir na frente atirando grãos de milho, pela estrada e ao mesmo tempo cantando: "nego... nego..." Os suínos chegavam até a correr (HELVÉCIO S. RIBEIRO, citado por SOARES, 1983, p. 45).

A população de Figueira cresce com a inauguração da estação. Além de pessoas vindas do Espírito Santo, do Nordeste e da Bacia do Rio Doce, vieram também estrangeiros, italianos, espanhóis e, posteriormente, sírios e libaneses, que se vão estabelecendo: comércio de gêneros alimentícios, madeiras, construção, fábricas de tijolos e telhas... Com o advento da via férrea, já notamos a presença de muitas famílias, que vieram para ficar e participar de nossa vida comunitária. Também notamos a presença de representantes de outras raças. Era dono da antiga Padaria do Santiago o Sr. Jorge Primo, sendo verdureiro o muito conhecido Salomão, que muitos anos depois regressou à sua terra de origem. João Simão e Dona Germana. Um grupo regular de representantes de sangue italiano. Thomas e Domingos Pappi, madeireiros; Dona Maria Camisassa, nossa costureira; Júlio Deladone, oleiro; João Walfrê, antigo dono do terreno onde hoje estão os bairros Nossa Senhora das Graças e Santa Helena; a família Fabri; Júlio Cipriano, nosso sapateiro (JOÃO ÂNGELO DE OLIVEIRA, trabalhador do comércio, 1904 a 1988).

A DEMARCAÇÃO DO ESPAÇO DE FIGUEIRA DO RIO DOCE - Figueira é apenas uma rua - a Rua da Direita, que segue sinuosamente o rio. Nela, uma praça de embarque. Pioneiros e forasteiros - tropeiros, fazendeiros, madeireiros, ferroviários, pedreiros - estão todos na Rua da Direita. No alto, uma igreja, cercada de mata: Quando chegamos aqui, não sabíamos se havia igreja. Mas já havia uma pequenina, lá onde está a catedral. Estava escondida no meio da mata. Fora construída pelos Capuchinhos de passagem por aqui, rumo a Diamantina. Fomos procurá-la. Havia também casa dos padres. O Santo Antônio estava lá. Foi achado no rio, pelo pai de Quintiliano Costa. Ele foi pescar e pescou a imagem. Doou-a para a igreja, que recebeu o nome de Igreja de Santo Antônio. Para chegar lá, tivemos que fazer a estrada. A mesma que continuou até hoje (OTAVIANO FABRI, citado por SOARES, 1983, p. 31).

"A mata envolve Figueira. Todos sabem que ela começa no rio e se alonga do porto à igrejinha e desta à estação. Mas ninguém sabe onde termina Figueira do Rio Doce. As terras são devolutas. Fazendeiros, tropeiros vão legitimando as terras ao redor. Acuada, Figueira vai perdendo espaço, a estrada de ferro solicita a Peçanha a demarcação das terras do patrimônio. As terras do patrimônio - 60 alqueires em volta da estação -, um semicírculo interrompido pelo Rio. O Centro de Figueira é deslocado do Porto das Canoas para a estação da estrada de ferro
" (http://www.scielo.br /scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982008000100014).

Nos anos 1930, meu bisavô, Willhelm (Guilherme) Giesbrecht, passou a residir na cidade, em uma casa na rua Prudente de Morais. Ele havia chegado da Alemanha como imigrante alemão em 1884. Depois de trabalhar em diversas ferrovias pelo Brasil inteiro e ter sido uma espécie de co-fundador da cidade de Jaguariúna, em 1894, fixou residência em Governador Valadares, onde morreu em janeiro de 1957, com 91 anos.

A cidade foi elevada a município, com o nome de Figueira, em 30 de janeiro de 1938. O nome da cidade e da estação foi alterado em 17 de dezembro de 1938 e para homenagear o governador mineiro Benedito Valadares.

A cidade teve duas estações. A primeira foi desativada em 1948, quando houve uma grande mudança nas linhas da EFVM. A outra é a atual que ainda funciona - nos anos 1940, quando de sua implantação, a ferrovia ainda não passava "por cima" como aparece no mapa, mas em um ramal que foi construído dando acesso provisório a ela - afinal, a cidade ainda hoje tem trens de passageiros, em pleno 2022 no Brasil!!! Nela, ainda funcionando para os trens da CVRD, geralmente há troca da tripulação do trem.


ACIMA: A estação em
10/7/1948 (Arquivo Publico Mineiro).

ACIMA: Mapa da cidade de Governador Valadares (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR) publicado em 1958. Ele mostra a linha atual da EFVM (no alto) e a linha original, hoje já retirada (embaixo) e uma conexão (no centro) entre ambas. Essa ligação da linha antiga com a nova teria sido mantida por algum tempo para acesso ao prédio onde ficava o primitivo depósito de locomotivas a vapor (próximo ao triangulo de reversão), além de dar acesso à antiga indústria açucareira da cidade e à antiga estação ferroviària. onde é hoje a prefeitura da cidade. Notar que há ainda duas estações ferroviárias no desenho, uma em cada linha (ver "E. F."). Até quando terão existido ali a linha velha e a ligação? Hoje nada resta disso (Ney Strauch: Zona Metalúrgica de Minas Gerais e Vale do Rio Doce, CNG, 1958).
ACIMA: O trem da Vitoria-Minas passa por Governador Valadares (Data desconhecida. Acervo CEDAC/UNIVALE).

Ney Strauch escreveu em 1958 sobre a cidade: (...) A cidade de Governador Valadares (que) há trinta anos era uma simples estação de estrada de ferro - Figueira do Rio Doce - perdida dentro da mata e refúgio de fugitivos da justiça, é hoje o centro regional da bacia, uma cidade que cresce vertiginosamente em população e em importância econômica". Notar que "trinta anos atrás" seria ao redor de 1925, então.

ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Governador Valadares. Aparecem junto à ferrovia, de oeste para leste, as estações de Baguari, Governador Valadares, Derribadinha e Traíras. Outras estações de curto período existiram na época deste mapa. - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MAIOR TAMANHO. (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).

ACIMA: Troca de equipe do trem em Governador Valadares em 2010 (Foto Silvio Fenior).
ACIMA: Plataforma da estação de Governador Valadares em 2010 (Foto Silvio Fenior).

(Fontes: Ralph Giesbrecht; Silvio Fenior, 2010; Rodrigo Souza, 2006; Silvio Rizzo, 2018; Eduardo Coelho; Nicolas Fagundes Figueiredo; Rodrigo Souza; Arquivo Publico Mineiro; (Ney Strauch: Zona Metalúrgica de Minas Gerais e Vale do Rio Doce, CNG, 1958). IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Acervo CEDAC/UNIVALE; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Arquivo Publico Mineiro; museu da EFVM, Vila Velha, ES; Ney Strauch: Zona Metalúrgica de Minas Gerais e Vale do Rio Doce, CNG, 1958; http://www.scielo.br), Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi (1917-1984).
     

A estação de Governador Valadares, sem data. Acervo do museu da EFVM em Pedro Nolasco.

Fachada e entrada da estação, em 2003. Autor desconhecido

Pátio da estação em 2006. Foto Rodrigo Souza

A estação em 11/3/2018. Foto Silvio Rizzo

A estação em 11/3/2018. Foto Silvio Rizzo
 
     
Atualização: 12.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.