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VXY Mogiana em MG
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Porto Belo
Itapina
Mascarenhas
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1919-)
ITAPINA (antiga LAGE e ITÁ)
Município de Colatina, ES
EFVM - km 151 (1960)   ES-3130
Altitude: 50 m   Inauguração: 20.09.1919
Uso atual: estação de passageiros   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1919?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo passava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Lage foi inaugurada em 1919 (ver caixa abaixo, de 1919). Em 1927 já se chamava Itá (ver caixa abaixo, de 1927).

Numa data entre 1945 e 1947, mudou o nome para Itapina (Guia Levi).

Um relato do bairro Itapina feito em 22/09/2009 por Deyler Tose Marchezini dá ideia da decadência do bairro nesse ano: "Itapina é um distrito pertencente ao município de Colatina, distante 25 km da sede. Do início do século passado até a mais ou menos a metade, Itapina, vigorou como centro político e econômico do norte do Espírito Santo. Para se ter uma idéia, o distrito contava, com teatros, cinema, teve o primeiro posto de combustível do norte do estado, fazendas riquíssimas, mercados famosos que para àquela época era o status de importante e que não obstante somente a capital Vitória possuía, além é claro de ser ligado pela EFVM.
Porém, com o declínio da produção cafeeira já na segunda metade do século XX, o distrito viu um período de "vacas magras" e com isso projetou-se o traçado da BR 259 passando por dentro do distrito como forma de incentivar novamente seu desenvolvimento. E para que isso se concretizasse, era justamente nesse ponto que haveria uma ligação da margem norte com a sul do rio Doce via
ponte, por sinal, esta da foto. Porém o projeto mais tarde foi abandonado, a ponte permaneceu inacabada, agora encontra-se em ruínas e a BR teve seu traçado totalmente modificado. Resumindo, a ponte nunca foi concluída, Itapina vive hoje um período de total abandono, o distrito parece mais uma vila abandonada, sem comércio, lazer a infra-estrutura e o pior, a ponte segundo registro foi finalizada e encontra-se operacional"


1919
AO LADO
: Notícia sobre a inauguração da estação de Lage. A "data de hoje" é do jornal e é a de 21/9/1919. (na verdade, "Lage 20" deve ser o dia correto). A data constante no Guia Geral de 1960, no entanto, é a de 20 de outubro desse mesmo ano (Diario da Manhã, 21/9/1919).

1927
AO LADO
: Itá (Itapina) iria ter um novo armazem (O Estado de S. Paulo, 14/8/1927).

ACIMA: Mapa mostra o municipio de Colatina (parcial) e suas estações, como a do distrito de Itapina, na divisa no extremo oeste com o municipio de Baixo Guandu, nos anos 1950 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
ACIMA: O trem da EFVM passa ao longo do Rio Doce próximo à estação de Itapina (Foto Alex Rossi, novembro de 2013).

ACIMA: Estação de Itapina em 2007 (Foto Thiagoross).

(Fontes: Edgar Gatti, 2007; Thiago Ross, 2007; Alex Rossi, 2013; Diario da Manhã, 1919; Guia Telegraphico do Brasil, 1927; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79)
     

Estação de Itapina. Foto Edgar Gatti em 2007

A estação em 2007. Foto
Eber Alves Amorim em 2007
 
     
     
Atualização: 07.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.