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E. F. Vitória
a Minas (1919-) |
ITAPINA
(antiga LAGE e ITÁ)
Município de Colatina, ES |
EFVM - km 151 (1960) |
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ES-3130 |
Altitude: 50 m |
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Inauguração: 20.09.1919 |
Uso atual: estação de passageiros |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1919? |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo passava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Lage foi inaugurada em 1919 (ver caixa abaixo, de 1919). Em 1927 já se chamava Itá (ver caixa abaixo, de 1927).
Numa data entre 1945 e 1947, mudou o nome para Itapina (Guia Levi).
Um relato do bairro Itapina feito em 22/09/2009 por
Deyler Tose Marchezini dá ideia da decadência do bairro nesse ano: "Itapina é um distrito pertencente ao município de Colatina, distante 25 km
da sede. Do início do século passado até a mais ou menos a metade, Itapina,
vigorou como centro político e econômico do norte do Espírito Santo. Para se
ter uma idéia, o distrito contava, com teatros, cinema, teve o primeiro
posto de combustível do norte do estado, fazendas riquíssimas, mercados
famosos que para àquela época era o status de importante e que não obstante
somente a capital Vitória possuía, além é claro de ser ligado pela EFVM.
Porém, com o declínio da produção cafeeira já na segunda metade do século XX, o distrito viu um período de "vacas magras" e com isso projetou-se o traçado
da BR 259 passando por dentro do distrito como forma de incentivar novamente
seu desenvolvimento. E para que isso se concretizasse, era justamente nesse
ponto que haveria uma ligação da margem norte com a sul do rio Doce via
ponte, por sinal, esta da foto. Porém o projeto mais tarde foi abandonado,
a ponte permaneceu inacabada, agora encontra-se em ruínas e a BR teve seu
traçado totalmente modificado.
Resumindo, a ponte nunca foi concluída, Itapina vive hoje um período de
total abandono, o distrito parece mais uma vila abandonada, sem comércio, lazer a infra-estrutura e o pior, a ponte segundo registro foi finalizada e
encontra-se operacional"
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1919
AO LADO: Notícia sobre a inauguração
da estação de Lage. A "data de hoje"
é do jornal e é a de 21/9/1919. (na verdade,
"Lage 20" deve ser o dia correto). A data constante
no Guia Geral de 1960, no entanto, é a de 20 de outubro
desse mesmo ano (Diario da Manhã, 21/9/1919). |
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1927
AO LADO: Itá (Itapina) iria ter um novo armazem (O Estado de S. Paulo, 14/8/1927). |
ACIMA: Mapa mostra o municipio de Colatina (parcial) e suas estações, como a do distrito de Itapina, na divisa no extremo oeste com o municipio de Baixo Guandu, nos anos 1950 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
ACIMA:
O trem da EFVM passa ao longo do Rio Doce próximo à
estação de Itapina (Foto Alex Rossi, novembro de 2013).
ACIMA: Estação de Itapina em 2007 (Foto Thiagoross).
(Fontes: Edgar Gatti, 2007; Thiago Ross, 2007; Alex Rossi, 2013; Diario da Manhã, 1919;
Guia Telegraphico do Brasil, 1927; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79) |
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Estação de Itapina. Foto Edgar Gatti em 2007 |
A estação em 2007. Foto
Eber Alves Amorim em 2007 |
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Atualização:
07.11.2022
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