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E. F. Vitória
a Minas (1945-?) |
PEDRO
PALÁCIOS
Município de Ibiraçu, ES |
EFVM - km 60 (1960) |
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ES-2194 |
Altitude: 51 m |
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Inauguração: 05.10.1945 |
Uso atual: demolida, só resta a plataforma (2023) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1947 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresários
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pedro Palacios foi inaugurada em 1947 (Guia Geral das Estações Ferroviarias do Brasil, 1960). O Guia Levi dá como data o intervalo entre julho de 1947 e julho de 1948.
Seu nome deriva do
de um frei do século XVI que construiu o convento da Penha
em Vila Velha, ES.
A estação ferroviária de Pedro Palácios foi construída para ser um entreposto para entrega e receptação de mercadorias, em sua maioria madeira e café, oriundos das localidades próximas de Sauassú, Ibiraçu, Grapuama, Santa Rosa, Biriricas, etc.
Depois de uma retificação de linha, ficou fora dos trilhos
e acabou demolida. Conta-se que nos anos 1970 teria
havido um atentado nesta estação. O guia de horarios da EFVM no Guia Levi mostra a estação ainda funcionando em junho de 1979.
ACIMA: Passagem do trem por Pedro Palácios, por volta de 1950.
ACIMA: A estação de Pedro Palacios em 1971. O estranho é que o trem tem carros da Central do Brasil nessa foto (Cessão Guilherme Camilo Sousa). Deve ter sido uma excursão especifica da Central, que entraria com seus trens (no caso pela linha de bitola métrica) da EFVM.
ACIMA: Plataforma da estação já demolida da estação de Pedro Palacios (Autor: Da Silva Junior em julho de 2023.
(Fontes: Luiz Claudio Vieira Lopes; Altair Malacarne; Guilherme
Camilo Souza; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VI, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 1971. Cessão Guilherme Camilo
Souza |
Plataforma da estação foi o que sobrou em
2016. Foto Luiz Claudio Vieira Lopes |
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Atualização:
21.07.2023
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