A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG

Indice de estações
...
Fundão
Pedro Palacios
Aricanga
...

A EFVM e suas estações em 1952

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Vitória a Minas (1945-?)
PEDRO PALÁCIOS
Município de Ibiraçu, ES
EFVM - km 60 (1960)   ES-2194
Altitude: 51 m   Inauguração: 05.10.1945
Uso atual: demolida, só resta a plataforma (2023)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1947 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresários ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pedro Palacios foi inaugurada em 1947 (Guia Geral das Estações Ferroviarias do Brasil, 1960). O Guia Levi dá como data o intervalo entre julho de 1947 e julho de 1948.

Seu nome deriva do de um frei do século XVI que construiu o convento da Penha em Vila Velha, ES.

A estação ferroviária de Pedro Palácios foi construída para ser um entreposto para entrega e receptação de mercadorias, em sua maioria madeira e café, oriundos das localidades próximas de Sauassú, Ibiraçu, Grapuama, Santa Rosa, Biriricas, etc.

Depois de uma retificação de linha, ficou fora dos trilhos e acabou demolida. Conta-se que nos anos 1970 teria havido um atentado nesta estação. O guia de horarios da EFVM no Guia Levi mostra a estação ainda funcionando em junho de 1979.

ACIMA: Passagem do trem por Pedro Palácios, por volta de 1950.

ACIMA: A estação de Pedro Palacios em 1971. O estranho é que o trem tem carros da Central do Brasil nessa foto (Cessão Guilherme Camilo Sousa). Deve ter sido uma excursão especifica da Central, que entraria com seus trens (no caso pela linha de bitola métrica) da EFVM.

ACIMA: Plataforma da estação já demolida da estação de Pedro Palacios (Autor: Da Silva Junior em julho de 2023.

(Fontes: Luiz Claudio Vieira Lopes; Altair Malacarne; Guilherme Camilo Souza; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação em 1971. Cessão Guilherme Camilo Souza

Plataforma da estação foi o que sobrou em 2016. Foto Luiz Claudio Vieira Lopes
 
     
     
Atualização: 21.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.