A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Manuel Pereira
Periquito
Rimes
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

A EFVM e suas estações em 1952

...
 
E. F. Vitória a Minas (1941-)
PERIQUITO
Município de Açucena, MG (1941-1995)
Município de Periquito, MG (1995-)
EFVM - km 383 (1960)   MG-4856
Altitude: 198 m   Inauguração: 01.04.1941
Uso atual: estação de passageiros   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Periquito foi inaugurada em 1941 (Guia das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). O Guia Levi dá um intervalo de datas entre junho de 1944 e março de 1945.

Por pouco não foi construída uma grande usina siderúrgica em Periquito. Finalmente decidiu-se pela sua construção em Santana do Paraíso, próximo de Ipatinga (Antonio Gorni, 2008).

Ontem tive o prazer de viajar mais uma vez nas linhas da EFVM
(BH-Periquito-BH), quando pela primeira vez vi um vagão adaptado para cadeirantes. Na verdade escolhi esta parada para fazer o meia-volta, fiquei 45 minutos neste lugar. Lá não há nada, além de vendedores de "geladinho", moleques jogando baralho e gente sem ter o que fazer" (Paulo Cury, 2008).

A estação que em 2008 existia funcionando no local não era possivelmente a mesma que existia na inauguração da estação em 1951, sendo então apenas uma plataforma com cobertura. A confirmar.


ACIMA: A ferrovia passa à esquerda do rio Doce pelas cidades e estações de Periquito (quase no centro do mapa) e Naque (no canto inferior esquerdo) em 2010 (IBGE) - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AMPLIÁ-LA).

ACIMA: A estação de Periquitos, simplissima em 2007 (Foto Eber Alves Amorim)

Fontes: Eber Alves Amorim, 2007; Antonio Gorni, 2008; Paulo Cury, 2008; Adriano Martins, 2004; IBGE, 2010; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi (1917-1984).

     

A estação em 07/2004. Foto Adriano Martins

A estação em 24/5/2008. Foto Paulo Cury
 
     
     
Atualização: 10.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.