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E. F. Vitória
a Minas (1941-) |
PERIQUITO
Município de Açucena, MG (1941-1995)
Município de Periquito, MG (1995-)
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EFVM - km 383 (1960) |
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MG-4856 |
Altitude: 198 m |
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Inauguração: 01.04.1941 |
Uso atual: estação de passageiros |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Periquito foi inaugurada em 1941 (Guia das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). O Guia Levi dá um intervalo de datas entre junho de 1944 e março de 1945.
Por pouco não foi construída uma grande usina siderúrgica em Periquito. Finalmente decidiu-se pela sua construção em Santana do Paraíso, próximo de Ipatinga (Antonio Gorni, 2008).
Ontem tive o prazer de viajar mais uma vez nas linhas da EFVM
(BH-Periquito-BH), quando pela primeira vez vi um vagão adaptado para cadeirantes. Na verdade escolhi esta parada para fazer o meia-volta, fiquei 45 minutos neste lugar. Lá não há nada, além de vendedores de "geladinho", moleques jogando baralho e gente sem ter o que fazer" (Paulo Cury, 2008).
A estação que em 2008 existia funcionando no local não era
possivelmente a mesma que existia na inauguração da estação em 1951, sendo então apenas uma plataforma com cobertura. A confirmar.
ACIMA: A ferrovia passa à esquerda do rio Doce pelas cidades e estações de Periquito (quase no centro do mapa) e Naque (no canto inferior esquerdo) em 2010 (IBGE) - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AMPLIÁ-LA).
ACIMA: A estação de Periquitos, simplissima em 2007 (Foto Eber Alves Amorim)
Fontes: Eber Alves Amorim, 2007; Antonio Gorni, 2008; Paulo Cury, 2008; Adriano Martins, 2004; IBGE, 2010; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi (1917-1984). |
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A estação em 07/2004. Foto Adriano Martins |
A estação em 24/5/2008. Foto Paulo Cury |
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Atualização:
10.11.2022
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